Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Prefeito de São Bernardo foi alvo da Operação Prato Feito deflagrada pela PF em maio de 2018 | /DIVULGAÇÃO FACEBOOK
A Polícia Federal (PF) indiciou e pediu o afastamento do prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), do cargo, por corrupção passiva e fraudes em licitações, conforme matéria veiculada pela "Rádio CBN", na terça-feira. Em nota, divulgada na manhã desta quarta-feira, o tucano negou as acusações.
Continua depois da publicidade
Segundo a corporação, o pedido tem relação com desdobramentos da Operação Prato Feito. A operação foi deflagrada pela Polícia Federal em maio de 2018 para investigar 65 contratos, cujos valores totais ultrapassam R$ 1,6 bilhão, em 30 cidades de São Paulo.
Quando a ação foi desencadeada, a Polícia Federal indicou que cinco grupos criminosos seriam suspeitos de desviar recursos da União para a educação. As verbas eram destinadas ao fornecimento de merenda escolar, uniformes, material didático e outros serviços.
Segundo representação policial que foi enviada à 1ª Vara Federal Criminal de São Paulo para a deflagração da 'Prato Feito', um investigado que trabalhava com fornecimento de merenda escolar teria afirmado em áudio que entregou vantagem indevida para o então candidato e atual Prefeito de São Bernardo do Campo.
Continua depois da publicidade
Na ocasião, a Polícia Federal anotou que apesar dos indícios de foi oferecida propina à Morano, não havia elementos que comprovassem que o atual prefeito teria as recebido.
A PF indicou ainda que havia necessidade de aprofundar as investigações sobre suposta participação de Morando dos esquemas e por isso não houve nenhum pedido de medida em face do político na época.
Em resposta, Morando assegurou que não há nenhuma prova de favorecimento. O prefeito ainda diz que os contratos feitos na gestão foram aprovados pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado) e que os envolvidos na operação foram afastados. (EC e GSP)
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade