A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 21 Fevereiro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Pesquisa mostra que 58 mil toneladas de lixo são lançadas diariamente nos rios de São Paulo

Município tem a maior geração de resíduos do Brasil e menos de 1% do total é, de fato, reciclado

Yasmin Gomes

18/02/2025 às 20:10  atualizado em 18/02/2025 às 22:15

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Região metropolitana tem 195 mil habitantes sem coleta residencial de lixo

Região metropolitana tem 195 mil habitantes sem coleta residencial de lixo | Envex/Divulgação

Pesquisa realizada pela Envex Engenharia e Consultoria mostra que todos os dias 58 toneladas de resíduos sólidos urbanos são despejados nas águas dos rios e afluentes da Bacia do Alto Tietê, compreendida por 42 municípios da região metropolitana de São Paulo. Ou seja, cerca de seis caminhões comuns de lixo vão parar nos rios diariamente.

Continua depois da publicidade

Os alagamentos severos durante chuvas torrenciais, como as que têm atingido a região metropolitana de São Paulo nos últimos dias, são consequências do alto volume.

A pesquisa também mostrou que 195 mil habitantes da região metropolitana não têm coleta residencial de lixo, o que implica em 63 mil toneladas de resíduos domiciliares não coletadas por ano.

Além disso, do total de resíduos gerados na Bacia do Alto Tietê, menos de 1% é reciclado, seja por ineficiência do poder público, dificuldade na separação e limpeza do lixo por parte da pessoa ou empresa, dificuldade no transporte, problemas de triagem, entre outras questões.

Continua depois da publicidade

Maior gerador de lixo do Brasil

O município de São Paulo tem a maior geração de resíduos do Brasil e, segundo o estudo da Envex, resolveria parte dos problemas com a cobrança de taxa obrigatória por lei, determinada no artigo 19 do Novo Marco do Saneamento Básico (lei 14.026/2020).

Além da capital paulista, não cumprem a lei as cidades de Arujá, Barueri, Caieiras, Carapicuíba, Cotia, Guarulhos, Itapevi, Jandira, Mogi das Cruzes, Santa Isabel, Suzano e Vargem Grande Paulista.

Os dados da pesquisa fazem parte do documento Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, estudo encomendado pela Fabhat (Fundação Agência da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê), braço executivo do CBH-AT (Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê), feito pela Envex Engenharia e Consultoria e financiado pelo Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos).

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados