Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Lula e Bolsonaro | Ricardo Stuckert/DW e Marcelo Camargo/AB
Uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (8), feita pela FSB Comunicação por solicitação do banco BTG, mostra que Bolsonaro (PL) ganhou 3 pontos percentuais nas intenções de voto frente à Lula (PT), nas eleições deste ano para presidente. O atual mandatário soma apoio de 34% dos eleitores e seu principal adversário perdeu 3 pontos, marcando 41% dos votos válidos, no levantamento.
Continua depois da publicidade
A pesquisa realizou 2.000 entrevistas de 5 a 7 de agosto de 2022. Está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-08028/2022. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para um intervalo de confiança de 95%. O estudo completo pode ser consultado neste link.
Os demais candidatos aparecem na sequência:
Felipe D’Ávila (Novo), Vera Lúcia (PSTU), Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (UP) e Roberto Jefferson (PTB) não pontuaram.
Continua depois da publicidade
2º TURNO
A pesquisa aponta uma tendência para a realização de um segundo turno. Neste cenário simulado, Lula venceria Bolsonaro com 51% dos votos, sendo que o candidato do PL ficaria com 39%. Isso porque, segundo o estudo, o petista receberia 55% dos votos de Tebet no 1º turno, 44% de Ciro e 45% de outros candidatos.
No cenário entre Lula e Ciro, o ex-presidente venceria por 47% a 32%. Já contra a senadora Simone Tebet, Lula levaria o cargo por 50% contra 29%.
Continua depois da publicidade
Em uma disputa entre Bolsonaro e Ciro, o candidato do PDT venceria por 48% a 41%. No embate entre Bolsonaro e Tebet, o presidente venceria com 44% contra 40%.
REJEIÇÃO
A pesquisa também apurou a rejeição entre os concorrentes ao Planalto. Nas urnas, 53% dos respondentes não votariam em Bolsonaro “de jeito nenhum”. Em seguida aparecem Ciro (49%) e Lula (45%). Janones aparece com 29%, Tebet e D’Ávila com 27% e Marçal, 23%.
Continua depois da publicidade
No cenário oposto, o “único em quem votaria”, mostra que 32% dos participantes escolheria Lula, e 27% Bolsonaro. Outros 5% afirmaram que só votariam em Ciro. Tebet e Janones têm a preferência de 2% cada, e 1% votaria apenas em Marçal.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade