A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 21 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Pesquisa aponta que custo com aluguel compromete 45% da renda dos moradores do Litoral

Este é o maior percentual do país: censo QuintoAndar de Moradia revela que moradores da região gastam, em média, R$ 951 por mês com o pagamento do aluguel - quase 40% a mais do que a média nacional

Luana Fernandes

23/06/2022 às 15:25  atualizado em 23/06/2022 às 15:32

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Morador da região gasta, em média, R$ 951 por mês com o pagamento do aluguel, enquanto a média nacional é de R$ 686

Morador da região gasta, em média, R$ 951 por mês com o pagamento do aluguel, enquanto a média nacional é de R$ 686 | Nair Bueno/DL

O Censo QuintoAndar de Moradia, pesquisa inédita realizada em parceria com o Instituto Datafolha, aponta que, atualmente, o aluguel compromete 45% da renda familiar dos moradores da Baixada Santista - o maior percentual do país, à frente das regiões metropolitanas de São Paulo (38%), Rio de Janeiro (34%) e Belo Horizonte (31%) e das cinco regiões do país (Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste).

Continua depois da publicidade

O morador da região gasta, em média, R$ 951 por mês com o pagamento do aluguel, enquanto a média nacional é de R$ 686.

Esses dados são relevantes para 34% dos entrevistados que pretendem se mudar e alugar um imóvel nos próximos dois anos, percentual que também é o maior do país. O depósito caução é a principal forma de garantia utilizada, escolha de quase três em cada quatro entrevistados (72%), à frente de outros modelos de contrato como fiador (11%).

Em contraponto, 55% dos moradores que pretendem mudar querem comprar a casa própria. Sair do aluguel e realizar um sonho são os principais motivos para a compra do imóvel, razões apontadas por 72% dos entrevistados. Apesar do desejo, apenas 52% possuem um planejamento financeiro para realizar essa conquista. A falta de recursos financeiros é o principal motivo apontado por 89% dos entrevistados para não darem sequência ao plano.

Continua depois da publicidade

Para quase metade dos entrevistados (47%), o financiamento é visto como principal meio para realizar o sonho da casa própria. Outras alternativas como pagar à vista (33%), pedir ajuda financeira de familiares (10%) e fazer um consórcio (6%) também foram citadas. O estudo aponta que, atualmente, o morador da Baixada Santista gasta, em média, R$ 1.108 por mês com o pagamento do financiamento. O valor equivale a 27% da renda familiar, equiparado à média nacional.

Por fim, o levantamento traz dados sobre a forma favorita dos moradores da região de buscarem novos imóveis. "O Censo aponta que os dois métodos mais utilizados na busca por um novo lar são imobiliárias tradicionais de bairro e sites e aplicativos de locação e venda de imóveis, citados por 58% e 57% dos entrevistados, respectivamente. O Google e outros buscadores na internet (com 48%) e as redes sociais (com 46%) também aparecem em destaque, o que reforça a importância dos canais digitais durante a jornada de busca", destaca Thiago Reis, gerente de Dados do QuintoAndar.

Metodologia da pesquisa 

Continua depois da publicidade

O Censo QuintoAndar de Moradia traz informações sobre o mercado residencial no Brasil, a caracterização do domicílio, além de hábitos, anseios e desejos dos brasileiros. Ao todo, foram realizadas 3.186 entrevistas com a população brasileira, com idade a partir de 21 anos, em todas as cinco regiões do país (Sudeste, Sul, Norte, Nordeste e Centro-Oeste). Há, ainda, uma amostra representativa das regiões metropolitanas de Rio, São Paulo e Belo Horizonte e dos macropolos da Baixada Santista e de Ribeirão Preto. A pesquisa foi feita por meio de entrevistas pessoais em pontos de fluxo populacional entre os dias 11 e 21 de outubro de 2021 e tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos para o total da amostra.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados