Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Nesta etapa, o projeto irá contemplar pescadores artesanais de Bertioga, São Sebastião e Guarujá; a remuneração é de, aproximadamente, R$ 600
Continua depois da publicidade
Pescadores artesanais da Baixada Santista, em Peruíbe | Agência Brasil
Pescadores de Bertioga, São Sebastião e Guarujá podem começar a se cadastrar no projeto Mar Sem Lixo nesta terça-feira (7). A previsão é que a operação nas novas cidades comece entre os dias 17 e 24, de acordo com a Fundação Florestal, que administra o programa por meio das Áreas de Proteção Ambiental Marinhas, as Apas.
Continua depois da publicidade
O programa começou em junho de 2022 em Ubatuba, Cananéia e Itanhaém. O projeto PSA Mar Sem Lixo, uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), por meio da Fundação Florestal (FF), incentiva à remoção de resíduos sólidos do ambiente marinho capturados acidentalmente durante a atividade de pesca artesanal, compensando os pescadores pelo serviço ambiental.
A ação, que faz parte do Plano Estadual de Meio Ambiente, estipula remuneração por meio de cartão-alimentação, com valores de até R$ 600, destinados aos pescadores que operam nos municípios de Cananéia, Itanhaém e Ubatuba, abrangendo as Áreas de Proteção Ambiental – APAs Marítimas, do Litoral Sul, Litoral Centro e Litoral Norte. Nos primeiros oito meses de implementação do PSA Mar Sem Lixo, 73 pescadores recolheram mais de duas toneladas de lixo marinho.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
Segundo o órgão, em pouco mais de um ano de projeto, pescadores artesanais recolheram nada menos que 2,5 toneladas de resíduos do mar no litoral paulista. Mais de 90% do lixo recolhido é plástico, apontam dados da própria Fundação Florestal, ligada à pasta estadual de Meio Ambiente.
A inauguração do Pontos de Recebimento de Resíduos Retirados do Mar (PRRM) e início das operações em São Sebastião será no dia 17 de novembro, às 10 horas. Em Bertioga será no dia 22 de novembro, às 9h30, e em Guarujá no dia 24 de novembro, às 10h.
Para se inscrever, os pescadores precisam ter embarcação com Arqueação Bruta (AB) menor ou igual a 20; desembarcar nos municípios abrangidos pelo projeto; regularidade do pescador para o exercício da atividade de pesca (RGP ou Protocolo Inicial); regularidade do CPF para recebimento do subsídio; apresentação de declaração de produção do pescador, emitida pelo Instituto de Pesca ou permissionamento da embarcação.
Continua depois da publicidade
Os documentos necessários são: cópia do documento de identificação oficial, válido e com foto; cópia do CPF; cópia do RGP ou Protocolo Inicial; declaração de Produção do Pescador ou permissionamento da embarcação; formulário de cadastro preenchido e assinado, em duas vias.
A documentação completa deverá ser entregue nos PRRMs dos municípios ou nos escritórios das APAs Marinhas, de segunda a sexta, das 8h às 17h ou encaminhada por e-mail. Para esclarecimento de dúvidas, entre em contato com os gestores das APAs Marinhas. Confira os contatos:
APA Marinha do Litoral Norte – Gabriela Sartori (Gestora):
E-mail: [email protected]
Continua depois da publicidade
APA Marinha do Litoral Centro – Maria de Carvalho Tereza Lanza (gestora):
E-mail: [email protected]
APA Marinha do Litoral Sul – Letícia Quito (Gestora):
E-mail: [email protected]
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade