Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
O Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) está entre os dez motivos mais comuns de consultas médicas e atinge cerca de 264 milhões de pessoas no mundo
26/09/2023 às 13:00 atualizado em 26/09/2023 às 16:19
Continua depois da publicidade
O TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizada) está entre os dez motivos mais comuns de consultas médicas e atinge cerca de 264 milhões de pessoas no mundo | Reprodução/TV Brasil
Todo mundo já conheceu alguém que é ansioso demais e isso segundo a Pfizer(empresa farmacêutica multinacional) se dá ao fato de que o TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizada) está entre os dez motivos mais comuns de consultas médica. Empresa ainda afrma que a doença mental atinge cerca de 264 milhões de pessoas no mundo. Em entrevista à Gazeta, o neurologista João Nicole, explicou que um dos sintomas mais comuns de pessoas que sofrem com a ansiedade é o excesso de perfeccionismo. Além disso ele apontou causas, sintomas e como tratar o transtorno.
Continua depois da publicidade
Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp
Mantenha-se bem informado.
O que é TAG?
“O trasntorno de ansiedade é uma resposta emocional natural e adaptativa do ser humano diante de situações percebidas como desafiadoras, ameaçadoras ou incertas. É uma emoção que faz parte da experiência humana e tem um propósito evolutivo, pois ajuda a nos preparar para lidar com possíveis perigos ou desafios”, explicou o neurologista em entrevista à Gazeta.
Continua depois da publicidade
O médico também confirmou que em níveis fisiológicos, a ansiedade pode ser benéfica, motivando as pessoas a tomar ações e precauções necessárias. Entretanto, quando ela se torna excessiva, persistente e desproporcional à situação real, pode se transformar em outra coisa: um transtorno de ansiedade.
Como o transtorno de ansiedade acontece?
“O transtorno de ansiedade é uma condições em que a ansiedade se manifesta de forma intensa, interferindo significativamente na vida diária e bem-estar da pessoa”, explicou o médico.
Continua depois da publicidade
Como identificar os sintomas do Transtorno de Ansiedade?
Segundo João Nicole, os transtornos ansiosos são divididos em dois grandes grupos:
O quadro de ansiedade generalizada caracteriza-se pela presença de sintomas ansiosos excessivos, na maior parte dos dias, por um período de tempo prolongado. Além disso, o médico também informou que a pessoa pode apresentar:
Continua depois da publicidade
Além desses sintomas da mente, há outros sintomas fisicos que são apresentados pelo corpo, como:
“Tais pessoas vivem com a sensação de estar com os nervos à flor da pele. Esses sintomas na grande maioria das vezes causam sofrimento significativo e prejudicam a vida social e ocupacional do indivíduo”, explicou o especialista.
Continua depois da publicidade
Como lidar com a ansiedade?
O profissional deu dez dicas valiosas para aprender a lidar com a ansiedade, como:
O Transtorno de Ansiedade (TAG) tem cura?
Continua depois da publicidade
“O transtorno de ansiedade generalizada (TAG) e a ansiedade em geral podem ser tratados e gerenciados com sucesso, mas é importante esclarecer que eles não têm uma ‘cura’ definitiva no sentido de que desaparecem completamente e nunca mais voltam”, pontuou o neurologista.
O médico termina dizendo que o objetivo principal do tratamento é ajudar a pessoa a aprender a lidar com a ansiedade de forma saudável e reduzir seus impactos negativos na vida diária. Ele também falou à Gazeta que existem diversas abordagens eficazes para o tratamento da ansiedade, que incluem psicoterapia, medicamentos, mudança do estilo de vida, técnicas de gerenciamento do estresse e suporte social.
“Embora a ansiedade possa diminuir significativamente com o tratamento adequado, é importante reconhecer que algumas pessoas podem ter uma predisposição genética ou outros fatores que as tornam mais propensas a experienciar ansiedade ao longo da vida. Nesses casos, aprender a gerenciar a ansiedade e ter bons profissionais ao lado é fundamental para garantir uma boa qualidade de vida”, finalizou o neurologista João Nicole.
Continua depois da publicidade
*Assistente de Redação, sob supervisão de Matheus Herbert
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade