A+

A-

Alternar Contraste

Domingo, 16 Março 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Perda de freios faz Kombi pegar fogo na serra de Ubatuba

Veículo teria perdido os freios por causa do superaquecimento e jogado o volante para o lado para tentar perder velocidade

Bruno Hoffmann

15/03/2025 às 19:03  atualizado em 15/03/2025 às 19:27

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Kombi perdeu os freios e pegou fogo na serra de Ubatuba neste sábado

Kombi perdeu os freios e pegou fogo na serra de Ubatuba neste sábado | Marisol Hoffmann

Uma Kombi pegou fogo na rodovia Oswaldo Cruz na tarde deste sábado (15/3). Não há informações sobre feridos ou sobre a identidade do motorista.

Continua depois da publicidade

Uma testemunha que passou pelo local indicou que o veículo teria perdido os freios por causa do superaquecimento causado por excesso do uso de freio na serra e jogado o volante para o lado para tentar perder velocidade.

A Kombi parou apontada para o outro lado em uma baia de segurança. A rodovia liga o litoral norte de São Paulo ao Vale do Paraíba.

Os quatro pneus do carro pegaram fogo. O incidente, que ocorreu aproximadamente no quilômetro 85 da via, não causou grande impacto no trânsito, que permaneceu normal.

Continua depois da publicidade

A Gazeta entrou em contato com o Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo (DER-SP), e vai atualizar este texto em caso de mais informações.

Como evitar perder o freio

Perda de freios não é incomum em serras como a de Ubatuba. Cuidados simples, porém, podem garantir que a viagem ocorra com tranquilidade. As orientações são de Mauricio Sosthenes Gomes, da empresa M3 Guinchos.

Desça com o carro engrenado

Use as marchas 1 ou 2 nos carros manuais durante as descidas mais íngremes, para usar o freio motor e pisar no pedal de freio o menos possível. No caso dos veículos automáticos, use as marchas reduzidas em relação à marcha normal, aquelas mesmas que facilitam o carro de seguir em subidas mais intensas.

Continua depois da publicidade

Mantenha distância dos outros carros

Mantenha distância do carro da frente, para você não ser obrigado a frear mais do que o necessário e não haja o risco de colisão em caso de freadas bruscas. Caso seja possível, tente manter o espaço em relação ao veículo de trás também, para que caso o carro dessa outra pessoa derrape em freadas, diminua o risco de atingir o seu veículo.

Cuidado com a neblina e chuva

Em caso de neblina e chuva redobre a atenção. Use faróis de neblina ou baixo, nunca farol alto. Fique atento também ao velocímetro para não ultrapassar o limite da via, porque por vezes na neblina não se percebe que está mais rápido do que se deseja. Uma dica para manter o caminho correto é se basear nas marcações de tinta da via. Não faça ultrapassagens.

Atenção especial nas curvas

Em curvas mantenha como referência a faixa do lado de dentro da curva. Por exemplo, em curva para esquerda mantenha o foco da visão na faixa da esquerda. Isso porque há uma tendência de mover os braços para onde se olha e, nesse caso, há o risco de sair da tangência da curva.

Continua depois da publicidade

Viagens à noite

Evitar viajar à noite por estradas desconhecidas, pelo risco de ausência de sinalizações horizontais e verticais.

Além dessas dicas, a M3 Guinchos e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) explicam o que todo motorista deve fazer antes de qualquer viagem rodoviária:

  • Providenciar a checagem do automóvel, mesmo para pequenas viagens;
  • Faróis acesos para ver e ser visto; 
  •  Pneus calibrados e em bom estado; 
  • Verificar também se os bicos de pneus estão em bom estado, sem trincos na sua base, para não correr o risco de esvaziamento abrupto dos pneus pela quebra dos bicos;
  • Motor revisado, com óleo e nível da água do radiador em dia;
  • Não esquecer de verificar a presença e o estado dos equipamentos de porte obrigatório, principalmente pneu estepe, macaco, triângulo e chave de roda, além dos limpadores de para-brisa e luzes do veículo.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados