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Kombi perdeu os freios e pegou fogo na serra de Ubatuba neste sábado | Marisol Hoffmann
Uma Kombi pegou fogo na rodovia Oswaldo Cruz na tarde deste sábado (15/3). Não há informações sobre feridos ou sobre a identidade do motorista.
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Uma testemunha que passou pelo local indicou que o veículo teria perdido os freios por causa do superaquecimento causado por excesso do uso de freio na serra e jogado o volante para o lado para tentar perder velocidade.
A Kombi parou apontada para o outro lado em uma baia de segurança. A rodovia liga o litoral norte de São Paulo ao Vale do Paraíba.
Os quatro pneus do carro pegaram fogo. O incidente, que ocorreu aproximadamente no quilômetro 85 da via, não causou grande impacto no trânsito, que permaneceu normal.
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A Gazeta entrou em contato com o Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo (DER-SP), e vai atualizar este texto em caso de mais informações.
Perda de freios não é incomum em serras como a de Ubatuba. Cuidados simples, porém, podem garantir que a viagem ocorra com tranquilidade. As orientações são de Mauricio Sosthenes Gomes, da empresa M3 Guinchos.
Use as marchas 1 ou 2 nos carros manuais durante as descidas mais íngremes, para usar o freio motor e pisar no pedal de freio o menos possível. No caso dos veículos automáticos, use as marchas reduzidas em relação à marcha normal, aquelas mesmas que facilitam o carro de seguir em subidas mais intensas.
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Mantenha distância do carro da frente, para você não ser obrigado a frear mais do que o necessário e não haja o risco de colisão em caso de freadas bruscas. Caso seja possível, tente manter o espaço em relação ao veículo de trás também, para que caso o carro dessa outra pessoa derrape em freadas, diminua o risco de atingir o seu veículo.
Em caso de neblina e chuva redobre a atenção. Use faróis de neblina ou baixo, nunca farol alto. Fique atento também ao velocímetro para não ultrapassar o limite da via, porque por vezes na neblina não se percebe que está mais rápido do que se deseja. Uma dica para manter o caminho correto é se basear nas marcações de tinta da via. Não faça ultrapassagens.
Em curvas mantenha como referência a faixa do lado de dentro da curva. Por exemplo, em curva para esquerda mantenha o foco da visão na faixa da esquerda. Isso porque há uma tendência de mover os braços para onde se olha e, nesse caso, há o risco de sair da tangência da curva.
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Evitar viajar à noite por estradas desconhecidas, pelo risco de ausência de sinalizações horizontais e verticais.
Além dessas dicas, a M3 Guinchos e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) explicam o que todo motorista deve fazer antes de qualquer viagem rodoviária:
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