A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 19 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Penitenciária de Tremembé abate um dia de pena após três dias de trabalho

P1 e P2 costumam receber presos de casos midiáticos, como o caso de Robinho e Suzane von Richthofen

Lucas Souza

21/06/2024 às 17:20

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Penitenciária 2, em Tremembé, é considerada o presídio dos famosos

Penitenciária 2, em Tremembé, é considerada o presídio dos famosos | Reprodução/EPTV

A cidade de Tremembé, no interior de São Paulo, é a casa de 51 mil habitantes e de muitos presidiários. A cidade é local de um complexo prisional de cinco unidades, três exclusivamente masculinas e duas femininas. Entre as unidades, a Penitenciária 2 “Dr. José Augusto Salgado” é a mais famosa e também é conhecida como “presídio dos famosos”.

Continua depois da publicidade

Nesta quinta-feira (20/06), Ronnie Lessa, envolvido no assassinato de Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, foi transferido para a Penitenciária 1 a mando do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. Mesmo sendo um caso midiático, o criminoso não foi encaminhado à P2.

Presídio dos famosos

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) direciona os presidiários de casos midiáticos à Penitenciária de Tremembé por uma questão de segurança e privacidade.

“A seleção é rigorosa. O primeiro pré-requisito para passar pelo crivo é ter cometido atrocidades rejeitadas pela comunidade prisional, como estupro, executar refém, feminicídio, infanticídio, corrupção ou matar membros da própria família com brutalidade”.

Continua depois da publicidade

“Ser autor de crime de impacto na mídia também é garantia de um colchão no local. Advogados, médicos, pedófilos, ex-policiais, ex-promotores, jornalistas e políticos figuram na lista da clientela preferencial de Tremembé”, disse Ullisses Campbell em seu livro Suzane: Assassina e Manipuladora.

Entre os famosos, o ex-jogador de futebol Robinho e o motorista do Porsche Fernando Sastre vivem na Penitenciária 2, de Tremembé. Relembre alguns famosos que já passaram por lá.

Privilégios

Segundo Ullisses Campbell, o “presídio dos famosos” fornece aos prisioneiros um salário mínimo, empregos em ateliê de corte e costura, reforma de carteiras escolares, usinagem e montagem de torneiras.

Continua depois da publicidade

Além disso, o jornalista e escritor alega que na Penitenciária de Tremembé, a cada três dias trabalhados, um dia é reduzido na pena do prisioneiro.

Etiqueta

O livro também revela que a penitenciária estabelece regras de etiqueta. Não é permitido perguntar o crime cometido, a iniciativa deve partir de cada um. Caso questionados, os presidiários devem responder o número do Código Penal.

Ullisses ainda conta que, na entrada do setor masculino da P2 uma frase está escrita nas paredes. “Este presídio só recebe o homem. O delito e seu passado ficam nesta portaria”.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados