A+

A-

Alternar Contraste

Sábado, 23 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

PAT de São José dos Campos auxilia na requisição do Seguro-Desemprego

Para atendimento presencial é necessário agendar antes pela Central 156

Maria Eduarda Guimarães

02/02/2022 às 18:10

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
PAT  auxilia na requisição do Seguro-Desemprego; trabalhadores devem agendar o atendimento via Central 156 em São José de Campos :

PAT auxilia na requisição do Seguro-Desemprego; trabalhadores devem agendar o atendimento via Central 156 em São José de Campos : | /Claudio Vieira/PMSJC

O PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) de São José dos Campos, além de oferecer vagas diárias de oportunidades de trabalho, também auxilia na requisição do Seguro-Desemprego.

Continua depois da publicidade

A requisição do benefício é feita pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou pelo portal do Ministério do Trabalho e Emprego. Entretanto,  muitos trabalhadores têm dificuldades de concluir o processo digitalmente ou não possuem acesso à internet.

Para quem precisa do atendimento presencial no PAT, é necessário fazer o agendamento pela Central 156. Na hora da solicitação, é preciso ter em mãos RG, CPF, CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) em meio físico ou digital e requerimento do Seguro-Desemprego, que deve ser solicitado ao empregador.

Continua depois da publicidade

Em média, o posto de atendimento realiza 600 atendimentos mensais de requisição do Seguro-Desemprego.

O benefício é concedido ao trabalhador que tenha sido dispensado sem justa causa e esteja em situação de desemprego, quando do requerimento do benefício.

O pedido pode ser feito a partir do 7º dia contado da data da dispensa e dentro de até 120 dias. A liberação da primeira parcela ocorre 30 dias após o deferimento da solicitação no sistema do Ministério do Trabalho e Emprego.

Continua depois da publicidade

Carteira Digital de Trabalho

Além de dar entrada no pedido do seguro desemprego, os técnicos do PAT também orientam como baixar e acessar a Carteira Digital de Trabalho.

A partir de 24 de setembro de 2019, a CTPS em meio físico não é mais necessária para a contratação na grande maioria dos casos.

Continua depois da publicidade

Para o trabalhador, basta informar o número do CPF no momento da contratação. Para o empregador, as informações prestadas no eSocial substituem as anotações antes realizadas no documento físico.

De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, todas as anotações (férias, salário, etc) são feitas apenas eletronicamente e o trabalhador pode acompanhá-las de qualquer lugar pelo aplicativo ou pela internet.

Serviço

Continua depois da publicidade

Solicitação do Seguro-Desemprego

Local: Prédio do PAT

Praça Afonso Pena, 175

Continua depois da publicidade

Horário: 8h às 16h, de segunda a sexta-feira

Necessário agendar antes pela Central 156

Documentos necessários:

Continua depois da publicidade

RG, CPF, CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) em meio físico ou digital e requerimento do Seguro-Desemprego

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados