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Páscoa: pequenos e médios empreendedores podem vender antes da chegada da data

Especialista em marketing digital dá dicas para se destacar num mercado competitivo usando a internet; preço dos ovos de páscoa aumentou 15% em relação ao ano passado

LG Rodrigues

25/03/2023 às 13:30

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Num mercado tão competitivo, usar estratégias para alavancar o lucro é indispensável e, no caso da Páscoa, pequenos e médios empreendedores podem vender mais ovos de Páscoa e outros produtos caso se adiantem

Num mercado tão competitivo, usar estratégias para alavancar o lucro é indispensável e, no caso da Páscoa, pequenos e médios empreendedores podem vender mais ovos de Páscoa e outros produtos caso se adiantem | Marcelo Trad / Divulgação

Feriado é sinônimo de mais vendas para os comerciantes - mas depende de vários fatores, entre eles planejamento por parte do empresário e poder de compra do consumidor. Num mercado tão competitivo, usar estratégias para alavancar o lucro é indispensável e, no caso da Páscoa, pequenos e médios empreendedores podem vender mais ovos de Páscoa e outros produtos caso se adiantem. Como assim? Rafael Henriques, diretor da Mamba Digital, consutoria de marketing, tem dicas simples e preciosas para vender pela internet. Será que dá pra vender antes da data? O especialista diz que sim. Confira a seeguir.

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1. Capriche nas fotos e agregue valor: "O pequeno empreendedor, esse que lida com doces e chocolates, tem um processo manual e menos escalável, então é importante sempre agregar um forte valor ao produto. Isso é muito forte na vertente dos "gourmet". Por se tratar de confeitaria, o importante é caprichar na montagem do produto e tirar fotos profissionais. Para vender nas redes sociais, é obrigatório ter boas fotos, afinal, o visual é o mais importante para quem está longe."

2. Venda antes da Páscoa: "As marcas grandes já estão explorando a internet como a principal aposta para o canal de venda no varejo. O maior atrativo é "Compre agora, receba quando quiser". O comerciante precisa apostar nessa ideia, é uma forma de garantir a venda do produto, talvez com algum desconto, receber adiantado e vender antes mesmo da chegada da data comemorativa. Isso é uma estratégica muito simples, mas extremamente poderosa. Tudo se resume em não tornar a Páscoa uma experiência frustrante, tanto para quem presenteia, tanto para quem recebe. Existem pessoas que são ansiosas, que querem abrir na hora, e outras que são tradicionais e só permitem abrir na data comemorativa."

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3. Consciência do poder da compra on-line: "Seja grande, médio ou pequeno empresário, a internet é a vitrine para os negócios. Com um mero clique, o cliente tem o conforto de escolher o produto e receber em casa. O pequeno e médio empreendedor precisa ter consciência dessa realidade, abusar das redes sociais de forma estratégica e eficiente".

4. Vender pela internet é lucrativo: "Se o cliente compra diretamente da marca que produz o ovo de Páscoa, o preço será menor, tendo em vista que não há intermediários cobrando 'distribuição'. Basta se atentar às condições de frete. Com certeza fica mais barato e muito mais confortável. O empreendedor precisa oferecer essas condições, produto em conta e entrega excelente". 

5. A "eu-quipe": "Se você trabalha sozinho e planeja, compra produtos, cozinha, vende pela internet e entrega, exige muito planejamento. Caso o cenário seja esse, faça planilhas, se organize muito bem para conseguir vender antes, fabricar todos os produtos e entregar na data combinada. Ainda tem os pedidos de última hora, então é bom pensar nisso também. Se houver a possibilidade de dividir as tarefas, por exemplo, alguém ficar responsável apenas pela internet, pode ser uma boa saída para não comprometer todo o processo". 

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Todo mundo gosta de chocolate. Isso significa que existe demanda. Por isso, o pequeno e médio empreendedor precisa buscar bons preços para o estoque, vender adiantado em condições especiais e garantir volume satisfatório de lucro. Em 2022, foram vendidas dez mil toneladas de ovos de chocolate no Brasil, crescimento de 13% em relação ao volume de 2021. A projeção para 2023 é que haja nova alta nas vendas. Os dados são da Associaão Brasileira da Indústria de Chocolates, Amedoim e Baladas (Abicad).

De acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o consumidor brasileiro vai pagar 15% mais caro na compra do ovo de Páscoa comparado ao ano passado. Ainda de acordo com o estudo, o aumento é maior do que a inflação oficial.  O leite e o cacau são os dois principais motivos do aumento de preço por terem registrado alta de valor nos últimos 12 meses.

Rafael Henriques diz que "de um pro outro, produtos e serviços tendem aumentar de preço, por diversos fatores, principalmente por causa da inflação. O ovo de Páscoa é um produto sazonal, que só aparece uma vez ao ano, então essas 'correções' chocam um pouco. No caso de 2023, o que mais pesou no aumento do ovo foi o aumento do insumo principal, o leite."

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Ele reforça: "Tem demanda, é preciso trabalhar. Dá pra vender, os ovos de Páscoa são tradição nas famílias brasileiras. Por isso, usar as dicas de vendas on-line podem significar aumento nas vendas", finaliza.

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