Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
O trabalho de musicoterapia foi iniciado na última sexta-feira (6) no Serviço Especializado em Reabilitação (SER); primeira sessão atendeu crianças entre 2 e 3 anos
Continua depois da publicidade
Musicoterapia está em fase de testes no SER de Taboão da Serra, na Grande São Paulo | Divulgação/PMTS
A Prefeitura de Taboão da Serra, na região sudoeste da Grande São Paulo, implantou na cidade um novo sistema de terapia. O trabalho de musicoterapia foi iniciado na última sexta-feira (6) no Serviço Especializado em Reabilitação (SER). A primeira sessão atendeu crianças entre 2 e 3 anos de idade.
Continua depois da publicidade
Encontro e benefícios
Durante o encontro, os pais se sentaram no chão com as crianças enquanto as terapeutas cantaram músicas infantis. Todos acompanharam as canções tocadas no violão, com voz, uso de chocalhos e outros instrumentos que iam sendo introduzidos no ambiente, como pandeiros e tambores.
A fisioterapeuta e diretora do SER, Tatiana Abreu, disse que a equipe do Serviço Especializado em Reabilitação está sempre preocupada em trazer inovações e que a musicoterapia foi escolhida por ter resultados cientificamente comprovados na áreas motora e principalmente na fonoaudiológica.
“A gente tem uma demanda muito grande desses pacientes aqui, então, assim como a terapia assistida por animais, estamos trazendo a musicoterapia, como uma terapia complementar dos nossos atendimentos aqui no SER, porque a gente acredita em um Sistema Único de Saúde (SUS) cada vez melhor”, afirmou Tatiana.
Continua depois da publicidade
Coordenação motora
A musicoterapeuta do Instituto do Tratamento do Câncer Infantil (ITACI), Amanda Santos Costa afirmou que “essa terapia auxilia na coordenação motora e trabalha com a sonoridade, que é algo com o qual pessoas autistas são muito sensíveis”, disse.
Já a estudante de musicoterapia que auxiliará Amanda Costa durante as sessões, Tiffany Helena da Silva, falou a respeito do público para quem a terapia é voltada. “Os benefícios variam de acordo com a necessidade de cada paciente, mas a musicoterapia pode ser indicada para todo mundo”, contou.
Continua depois da publicidade
O Secretário de Saúde, José Alberto Tarifa reforçou que “o objetivo do Governo Municipal é trazer cada vez mais inovação e terapias complementares que auxiliem no tratamento e recuperação da saúde de nossos pacientes, e a musicoterapia é uma delas. Esta nova terapia ainda está em fase de testes, mas trabalhamos para que comece a ser oferecida em breve para mais pessoas”.
Serviço:
SER - Serviço Especializado em Reabilitação
Estrada das Olarias, 670, Jardim Triangulo
(11) 4137-6363
Secretaria Municipal de Saúde
Praça Miguel Ortega, 115, Parque Assunção.
(11)4788-5600
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade