A+

A-

Alternar Contraste

Sábado, 23 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Para trabalhar coordenação motora, Taboão da Serra terá serviço de musicoterapia

O trabalho de musicoterapia foi iniciado na última sexta-feira (6) no Serviço Especializado em Reabilitação (SER); primeira sessão atendeu crianças entre 2 e 3 anos

Matheus Herbert

19/05/2022 às 17:46  atualizado em 19/05/2022 às 17:52

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Musicoterapia está em fase de testes no SER de Taboão da Serra, na Grande São Paulo

Musicoterapia está em fase de testes no SER de Taboão da Serra, na Grande São Paulo | Divulgação/PMTS


A Prefeitura de Taboão da Serra, na região sudoeste da Grande São Paulo, implantou na cidade um novo sistema de terapia. O trabalho de musicoterapia foi iniciado na última sexta-feira (6) no Serviço Especializado em Reabilitação (SER). A primeira sessão atendeu crianças entre 2 e 3 anos de idade. 

Continua depois da publicidade


Encontro e benefícios 

Durante o encontro, os pais se sentaram no chão com as crianças enquanto as terapeutas cantaram músicas infantis. Todos acompanharam as canções tocadas no violão, com voz, uso de chocalhos e outros instrumentos que iam sendo introduzidos no ambiente, como pandeiros e tambores. 

A fisioterapeuta e diretora do SER, Tatiana Abreu, disse que a equipe do Serviço Especializado em Reabilitação está sempre preocupada em trazer inovações e que a musicoterapia foi escolhida por ter resultados cientificamente comprovados na áreas motora e principalmente na fonoaudiológica.
 
“A gente tem uma demanda muito grande desses pacientes aqui, então, assim como a terapia assistida por animais, estamos trazendo a musicoterapia, como uma terapia complementar dos nossos atendimentos aqui no SER, porque a gente acredita em um Sistema Único de Saúde (SUS) cada vez melhor”, afirmou Tatiana.

Continua depois da publicidade


Coordenação motora 

A musicoterapeuta do Instituto do Tratamento do Câncer Infantil (ITACI), Amanda Santos Costa afirmou que “essa terapia auxilia na coordenação motora e trabalha com a sonoridade, que é algo com o qual pessoas autistas são muito sensíveis”, disse.


Já a estudante de musicoterapia que auxiliará Amanda Costa durante as sessões, Tiffany Helena da Silva, falou a respeito do público para quem a terapia é voltada. “Os benefícios variam de acordo com a necessidade de cada paciente, mas a musicoterapia pode ser indicada para todo mundo”, contou.

Continua depois da publicidade

O Secretário de Saúde, José Alberto Tarifa reforçou que “o objetivo do Governo Municipal é trazer cada vez mais inovação e terapias complementares que auxiliem no tratamento e recuperação da saúde de nossos pacientes, e a musicoterapia é uma delas. Esta nova terapia ainda está em fase de testes, mas trabalhamos para que comece a ser oferecida em breve para mais pessoas”.
 
Serviço:


SER - Serviço Especializado em Reabilitação 
Estrada das Olarias, 670, Jardim Triangulo
(11) 4137-6363


Secretaria Municipal de Saúde
Praça Miguel Ortega, 115, Parque Assunção.
(11)4788-5600
 
 

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados