A+

A-

Alternar Contraste

Segunda, 25 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Pandemia muda metas dos paulistas para 2021; veja quais são

Apesar dos sonhos interrompidos pela pandemia em 2020, paulistas continuam fazendo planos em 2021; especialista fala da importância de traçar metas e como transformá-las em realidade

Gladys Magalhães

08/01/2021 às 15:38  atualizado em 05/05/2021 às 16:28

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Comprar carro é a principal meta dos paulistas para 2021

Comprar carro é a principal meta dos paulistas para 2021 | BiancoBlue

Já é um hábito, com a chegada de um novo ano, muitas pessoas traçam planos para conquistar no decorrer dos próximos 12 meses e com os paulistas não é diferente. Levantamento realizado pela 7waves, aplicativo de gestão de objetivos de vida, revela que comprar carro, aprender inglês, comprar casa e viajar nas férias são as principais metas dos moradores do estado de São Paulo para 2021. Os desejos vão de encontro com o que querem a maior parte dos brasileiros, que também pretendem, entre outras coisas, quitar dívidas, guardar dinheiro e praticar atividades físicas.

Continua depois da publicidade

Na comparação com 2020, entretanto, as metas estão bem diferentes. No início do ano passado, o foco principal era quitar dívidas e viajar, enquanto que a compra de carro aparecia somente em 19º lugar. Para Rodolfo Ribeiro, CEO da 7waves, a mudança é um reflexo da pandemia de Covid-19.

Macaque in the trees
Rodolfo Ribeiro, CEO da 7waves - DIVULGAÇÃO

“As pessoas, pela perda de emprego e renda, acabaram deixando um pouco de lado as dívidas, ou conseguiram fazer algum parcelamento que as deixaram menos afogadas e estão buscando no desejo de comprar carro uma nova forma de emprego e renda, considerando o aumento nos aplicativos de entrega e transporte de pessoas, e também um pouco mais de segurança no sentido de saúde, ao evitarem o transporte público”, diz ele.

Continua depois da publicidade

No caso da vontade de aprender inglês, Ribeiro acredita ser uma expressão do desejo de conseguir melhores posições de trabalho, enquanto a meta de comprar casa reflete a mudança de hábitos provocada pelo distanciamento social. “Nas décadas anteriores, a casa própria sempre foi o sonho dos brasileiros. Mas, nos últimos anos, era um desejo que estava sendo deixado de lado, pois as pessoas passavam a maior parte do tempo fora. Com a pandemia, a casa se tornou o lar, o trabalho e o centro de lazer, o que a fez voltar a configurar entre os maiores desejos de brasileiros e paulistas.”

Leia Mais

Expectativa da vacinação faz de 2021 o ano da esperança

Continua depois da publicidade

Com desemprego recorde, busca por freelancer cresce 43% em SP

Transformando sonhos em realidade

Ainda que a pandemia tenha atropelado os planos de 2020, o psicólogo Yuri Busin, doutor em neurociência do comportamento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, e diretor do Centro de Atenção à Saúde Mental - Equilíbrio (CASME), alerta para a importância de continuar traçando planos para este novo ano, visto que, segundo ele, a falta de propósito pode resultar em doenças mentais, como depressão e ansiedade.

Macaque in the trees
Yuri Busin, doutor em neurociência do comportamento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, e diretor do Centro de Atenção à Saúde Mental - Equilíbrio (CASME) - ARQUIVO PESSOAL

Continua depois da publicidade

Para transformar os desejos em realidade, ele ressalta a importância de ter projetos factíveis, de escrevê-los e de fazer reavaliações constantes. “Objetivos são coisas maiores e metas são os caminhos que fazemos até atingir os objetivos. Sempre temos que reajustar as nossas metas para atingir os objetivos (...). Vamos imaginar que a pessoa diga que quer ler mais, um livro por semana, por exemplo, mas ela não leu nada em 2020, é óbvio que não vai acontecer. Temos que traçar um plano realista, começar de pouquinho para conseguir terminar a atividade”, finaliza.

De olho nas finanças

Entre o top dez dos desejos dos paulistas para 2021, seis são sonhos de consumo ou possuem relação com as finanças. Entretanto, sem planejamento, a probabilidade de que o sonho não se concretize no final do ano é grande. Assim, a contadora Camila Coelho, sócia da Ohana Coelho Contabilidade dá as seguintes dicas:

• Monte um orçamento e estabeleça objetivos, como comprar o carro, quitar dívidas, entre outros. A partir daí, trace uma meta de tempo para a conquista de cada um, por prioridade e estabeleça o modo que vai fazer para conquistar;

Continua depois da publicidade

• Não assuma várias dívidas ao mesmo tempo. Gaste de acordo com seu padrão de vida, lembrando sempre de fazer uma reserva; 

• Diferencie desejos de necessidades, pois o dinheiro quase nunca é suficiente para suprir tudo;

• Faça planilha de gastos fixos e variáveis, juntamente com uma planilha de cartão de crédito, visto que ele costuma ser o grande sabotador dos consumistas.

Continua depois da publicidade

Foco na carreira

Aprender inglês e fazer curso de especialização são desejos relacionados com a evolução da carreira e, na opinião do consultor Jefferson Vendrametto, diretor de relações institucionais do Centro Brasileiro de Cursos (CEBRAC), quem pretende investir em tais metas está no caminho certo.

“Preparar-se é fundamental. Seja para iniciar um novo curso ou ser dono do próprio negócio. Já quem quer subir de cargo, por exemplo, precisa desenvolver o espírito de liderança e se aprimorar em alguma área. Agora para quem trabalha e quer mudar de emprego, estude muito bem, e só tome uma decisão quando outra porta estiver aberta. Neste momento, se precaver é essencial, pois a pandemia deixou tudo muito instável e temos que ter um pé atrás.”

Macaque in the trees
Arte: Gazeta de S.Paulo - Arte: Gazeta de S.Paulo

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados