Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Foi realizada na tarde dessa quinta-feira, 8 de setembro, no Auditório da Prefeitura, com a Coordenadora Técnica Wanessa Gerona, sobre o Setembro Amarelo
Continua depois da publicidade
Ano a ano a iniciativa vem ganhando força e, em 2022, a Campanha traz como tema a frase "A Vida é a Melhor Escolha" | Divulgação
Foi realizada na tarde dessa quinta-feira, 8 de setembro, no Auditório da Prefeitura, uma palestra com a Coordenadora Técnica Wanessa Gerona, da Autarquia Municipal de Saúde. Setembro é o mês em que se promovem, mundialmente, ações de conscientização e de prevenção do suicídio.
Continua depois da publicidade
No Brasil, a campanha foi criada em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo Conselho Federal de Medicina e pela Associação Brasileira de Psiquiatria, com o objetivo de promover o debate sobre esse assunto que foi tido como tabu na sociedade.
Ano a ano a iniciativa vem ganhando força e, em 2022, a Campanha traz como tema a frase “A Vida é a Melhor Escolha”. De acordo com o Centro de Valorização da Vida, o objetivo desse tema é inspirar a atitude por meio de uma esperança não passiva, a esperança que provoca movimento, seja ele individual ou coletivo. A campanha acontece durante todo o mês, mas no sábado, dia 10 de setembro, é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.
Conforme dados do Ministério da Saúde, o Brasil registra cerca de 12 mil casos de suicídio todos os anos. No mundo inteiro, esse número passa de 1 milhão, figurando entre as 3 principais causas de morte, no mundo, em indivíduos com idade entre 15 e 29 anos. No Brasil, essas taxas vêm crescendo e, apesar da falta de dados epidemiológicos mais específicos, sabe-se que o suicídio já é responsável por 5% das mortes por causas externas.
Continua depois da publicidade
Considerado, há séculos, como um estigma de grande tabu, seja por razões religiosas, morais ou culturais, o suicídio é um dos mais importantes problemas de saúde pública e que deve ser enfrentado com medidas que envolvam toda a sociedade. Para o Ministério da Saúde, a prevenção do suicídio deve ser um movimento que leve em consideração os aspectos biológico, psicológico, político, social e cultural, no qual o indivíduo é considerado como um todo em sua complexidade.
O Centro de Valorização da Vida alerta que é importante procurar ajuda e conversar sobre nossas angústias. Qualquer assunto que incomoda precisa ter espaço para ser falado sem julgamentos e com escuta compreensiva.
No final da palestra, Wanessa Gerona, acompanhada do assessor do Prefeito, Elizeu Ferreira, entregaram coletes de identificação aos Agentes Comunitários de Saúde.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade