A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 20 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Eleitores de Porto Feliz e região têm dois meses para regularizar o título

Moradores com pendências no título têm até o dia 4 de maio para pagar a multa e solicitar a revisão ou transferência do documento; o processo pode ser feito pela internet

04/03/2022 às 12:29  atualizado em 04/03/2022 às 15:09

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Urna eletrônica

Urna eletrônica | Nelson Jr./TSE

Eleitores de Porto Feliz que estão com o título de eleitor irregular têm dois meses, a partir desta sexta-feira (4), para colocar o documento em dia e estarem aptos a votar nas eleições deste ano. O cartório eleitoral da cidade continua com o atendimento presencial suspenso por conta da pandemia de Covid-19, mas é possível fazer a regularização e também outros serviços pela internet.

Continua depois da publicidade

 

A reportagem da Gazeta entrou em contato com o cartório eleitoral do município e foi informada de que a previsão é de que o atendimento presencial seja retomado no dia 14 deste mês. Enquanto isso, os atendimentos no cartório seguem sendo realizados virtualmente, por meio de whatsapp (15) 3262-5472 e do email [email protected].

 

Continua depois da publicidade

Também é possível realizar a regularização do título de eleitor por meio do site do Tribunal Regional Eleitoral, assim como ter acesso a outros serviços. Neste ano as eleições são para presidente, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais.

 

Em Porto Feliz, todos os eleitores já finalizaram o processo de cadastro da biometria. A cidade tem atualmente cerca de 50 mil eleitores. Outras informações também podem ser obtidas por meio dos telefones fixos do cartório eleitoral do município: (15) 3261-1869 e 3262-5472.

Continua depois da publicidade

 

Sorocaba

 

Continua depois da publicidade

Em Sorocaba, 495,4 mil eleitores estão aptos a votar. Na cidade houve um aumento de 9,5 mil eleitores em comparação com o ano anterior, quando o município tinha 485,9 mil.

 

De acordo com o cartório de Sorocaba, 82,2 mil títulos foram cancelados. Para regularizar este total de documentos, os cartórios estimam que vão precisar fazer 1.370 atendimentos por dia até o fim do prazo. 

Continua depois da publicidade

 

Regularização

 

Continua depois da publicidade

Os eleitores com pendências no título têm até o dia 4 de maio para pagar a multa e solicitar a revisão ou transferência do documento por meio do preenchimento do Formulário Título Net, anexando também documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência, fotografia selfie com o documento e comprovante de quitação militar. 

 

Além daqueles que precisam regularizar o documento ou mudar o domicílio eleitoral, os jovens que completarem 16 anos até a data do pleito, marcado para o dia 2 de outubro, também já podem solicitar o título.

Continua depois da publicidade

 

O voto é obrigatório para todos os brasileiros que têm entre 18 e 70 anos e facultativo para jovens de 16 e 17 anos, analfabetos e idosos com mais de 70 anos. Após o prazo estipulado, o cadastro eleitoral é fechado para organização das Eleições 2022. 

Biometria suspensa

Continua depois da publicidade

Por conta da pandemia de Covid-19, o cadastro da biometria está suspenso desde o início de 2020. Ainda não está definido pela Justiça Eleitoral se a votação com o uso da tecnologia será permitida nas eleições deste ano. Os protocolos sanitários também não foram formalizados para o pleito de outubro.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados