A+

A-

Alternar Contraste

Segunda, 25 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Organização que atua pelo fim das bombas nucleares recebe Nobel da Paz 2024

Escolha é uma forma de lembrar ao mundo os horrores que o uso de bombas atômicas pode provocar

Crisley Santana

11/10/2024 às 16:43  atualizado em 11/10/2024 às 16:44

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Nobel da Paz 2024 foi para organização formada por sobreviventes da bomba atômica

Nobel da Paz 2024 foi para organização formada por sobreviventes da bomba atômica | Divulgação

A organização japonesa Nihon Hidankyo, formada por pessoas sobreviventes das bombas lançadas nas cidades de Hiroshima e Nagasaki no fim da Segunda Guerra Mundial, venceu o Prêmio Nobel da Paz, anunciado nesta sexta-feira (11/10).

Continua depois da publicidade

O coletivo luta pela abolição de armas nucleares desde sua formação, em 1956. A notícia do recebimento do prêmio chegou via imprensa e impressionou os membros da organização.

"Os hibakusha estão recebendo o Prêmio Nobel da Paz por seus esforços para alcançar um mundo livre de armas nucleares e por demonstrar, por meio de testemunhos, que as armas nucleares nunca devem ser usadas novamente", disse o Comitê do Nobel. 

Dessa forma, a escolha do prêmio é uma forma de alertar o mundo sobre a destruição que uso de armas nucleares podem causar. 

Continua depois da publicidade

A única vez que elas foram usadas em uma guerra, justamente nas cidades japonesas, causou entre 120 mil a 200 mil mortes. 

Nesta semana, também foram anunciados outros prêmios Nobel. A escritora sul-coreana Han Kang venceu o Prêmio Nobel de Literatura e o Nobel de Química foi para cientistas por avanços na estrutura de proteínas.

Contexto atual de guerras

O atual cenário mundial, no qual guerras seguem em curso na Europa e no Oriente Médio, revisita discussões sobre possíveis reusos de bombas nucleares. 

Continua depois da publicidade

Isso porque, países como Irã mantém ogivas nucleares, apesar de um acordo realizado com os Estados Unidos para usar os dispositivos somente em contextos civis. Contudo, o ex-presidente americano Donald Trump se retirou do acordo em 2018.

Além disso, o presidente russo Vladimir Putin já fez ameaças nucleares diversas vezes contra o ocidente. Assim como a Coreia do Norte, aliada da Rússia, que afirma manter os dispositivos de destruição em massa. 

De acordo com especialistas, Israel também teria um programa nuclear militar, embora o país nunca tenha se posicionado sobre o tema.

Continua depois da publicidade

A escolha do Nobel da Paz neste ano, assim, reflete a tentativa de lembrar os horrores causados pelo uso militar dessas bombas, capazes de arrancarem cidades inteiras do mapa.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados