Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Produtos analisados estavam nas cidades de São Paulo, Bauru e Campinas
Continua depois da publicidade
Dos produtos analisados, cerca de 19% apresentaram irregularidades | Mika Baumeister/Unsplash
O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) realizou a “Operação Alô Doutor”, na segunda-feira (14/10), com o objetivo de fiscalizar produtos hospitalares e cirúrgicos.
Continua depois da publicidade
Entre os itens verificados estão lençóis descartáveis, gaze, ataduras, luvas cirúrgicas e outros produtos de uso comum em hospitais e residências.
No total, 16 produtos foram analisados em laboratórios de São Paulo, Bauru e Campinas, sendo que 3 deles (19%) apresentaram irregularidades.
Outras fiscalizações de diversos tipos já foram realizadas no Estad, como a fiscalização em Guarulhos que encontrou supermaconha e medicamentos não declarados. Além da operação que fiscaliza qualidade de fios e cabos elétricos em SP.
Continua depois da publicidade
A operação teve como foco garantir que a quantidade descrita nas embalagens dos produtos pré-medidos está correta. Isto é, aqueles embalados e pesados antes de chegar ao consumidor.
Para efeito de comparação, no ano passado, 17 produtos foram verificados, com 6 apresentando problemas (35%). As análises de 2022 aconteceram nos laboratórios da capital, Bauru e São Carlos.
As empresas responsáveis pelos produtos irregulares têm um prazo de dez dias para apresentar defesa. As multas, que variam de R$ 100 a R$ 1,5 milhão, são estabelecidas com base na Lei Federal 9.933/99.
Continua depois da publicidade
O Ipem-SP, autarquia ligada à Secretaria da Justiça e Cidadania, é responsável por fiscalizar produtos embalados, instrumentos de medição e a conformidade de diversos itens no mercado, promovendo segurança para o consumidor e o desenvolvimento econômico no estado.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade