Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Policiais com trajes civis estarão em meio ao público para observar atitudes suspeitas e evitar crimes
Continua depois da publicidade
Anúncio de medidas de segurança para o Carnaval 2024 foram feitas nesta segunda-feira (29) | Divulgação/Gov do Estado de SP
Nesta segunda-feira (29), a Polícia Militar apresentou o esquema de segurança que será empregado no Carnaval 2024, em São Paulo. Serão mobilizados 15 mil policiais e 6 mil viaturas em todo o Estado.
Continua depois da publicidade
Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
As operações policiais coordenarão unidades, como a Rodoviária e a PM Ambiental, para garantir a segurança dos foliões e evitar crimes nas áreas rurais, no interior de SP. No litoral, também haverá policiamento específico, além do reforço que já existe com a Operação Verão, que está em andamento.
“Houve uma expansão do Carnaval da capital para todo o estado, por isso, existe esse planejamento para garantir a segurança em todos os locais”, afirmou o comandante-geral da PM, coronel Cássio Araújo de Freitas. A mobilização começa já no próximo sábado (3), com o pré-Carnaval. Depois, o efetivo ficará empenhado durante o Carnaval, entre os dias 5 e 16, e também no pós-Carnaval, nos dias 17 e 18.
Continua depois da publicidade
Policiamento à paisana
Uma das modalidades de policiamento será o de “aproximação”. Os foliões poderão contar por todo o percurso, em blocos ou nas ruas, com policiais a pé, circulando por locais estratégicos e de encontros públicos para fácil localização.
Também haverá o policiamento à paisana, com trajes civis em meio ao público para observar atitudes suspeitas e evitar crimes.
Continua depois da publicidade
Os policiais que vão atuar na operação também receberam treinamento específico para lidar com casos de importunação sexual. Os PMs atuarão no acolhimento e no devido encaminhamento das vítimas para as redes de proteção.
Roubos e furtos de celulares
Além do policiamento ostensivo para flagrar roubos e furtos de celular, a PM vai atuar também para combater a receptação dos aparelhos.
Continua depois da publicidade
“A receptação dos celulares é muito rápida. O criminoso furta o celular, leva para outra pessoa e já sai daquela área. Por isso, estamos com uma operação em andamento justamente para combater a receptação de aparelhos de celular”, explicou.
*Assistente de redação, sob supervisão
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade