Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
São Caetano do Sul recebe o segundo veículo deste tipo, que já circula em fase de teste
Continua depois da publicidade
Ônibus já circula em fase de teste | Divulgação/Eric Romero/PMSCS
Um ônibus elétrico da BYD já circula pelas ruas de São Caetano do Sul como parte da frota do transporte público da cidade, no ABC Paulista.
Continua depois da publicidade
O veículo está em fase de testes por 30 dias e atende as linhas 02 (Circular Nova Gerty) e 03 (Circular Barcelona). O ônibus elétrico se une aos outros 57 veículos da frota municipal.
O modelo D9A, da montadora chinesa, foi escolhido por sua capacidade de atender ao transporte urbano com alta autonomia. Em agosto, a BYD liderou o ranking de elétricos com 70% de vendas.
O veículo, que possui bateria com alcance de aproximadamente 250 km, é equipado com chassi de piso alto, adequado para carrocerias de até 13 metros, e dois motores localizados nas rodas traseiras, totalizando uma potência de 410 cavalos.
Continua depois da publicidade
Segundo o município, esse ônibus, por ser elétrico, traz uma série de benefícios para os usuários e operadores, contando com ar-condicionado, wi-fi, suspensão a ar, tomadas USB, iluminação interna em LED e GPS.
Para Bruno Paiva, diretor de vendas de ônibus da BYD, essa iniciativa confirma o compromisso da empresa com a eletrificação do transporte público no Estado de São Paulo.
O prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior, esteve na sede da concessionária Viação Padre Eustáquio (VIPE), na última sexta-feira (25), para conhecer o segundo ônibus elétrico.
Continua depois da publicidade
Para Eusébio Moura, motorista da VIPE há 12 anos, as vantagens vão além da tecnologia: “A grande diferença entre os ônibus convencionais e os elétricos está no conforto e no silêncio do motor, o que faz parecer que estamos em um metrô. É muito mais confortável de dirigir e exige menos desgaste.”
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade