A+

A-

Alternar Contraste

Sábado, 21 Dezembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

ONG oferece tratamento odontológico gratuito para jovens na capital

A Turma do Bem oferece tratamento odontológico gratuito para crianças e adolescentes de baixa renda entre 11 e 17 anos

Natália Brito

27/06/2022 às 13:07  atualizado em 27/06/2022 às 13:11

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Turma do Bem

Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Turma do Bem | Divulgação

A Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Turma do Bem oferece tratamento odontológico gratuito para crianças e adolescentes de baixa renda entre 11 e 17 anos. 

Continua depois da publicidade

O programa Dentistas do Bem selecionará os jovens através de uma triagem que acontecerá presencialmente, do dia 30 de junho a 2 de julho, no prédio da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD), localizado na Praça Campo de Bagatelle, sem número, em Santana, na Zona Norte da capital paulista. As informações são do portal "G1".

De acordo com a ONG, mais de 81 mil jovens já foram atendidos pelo programa. O tratamento é realizado por dentistas voluntários, inclui, se necessário, radiografias, ortodontia, próteses e implantes e se encerra quando os pacientes completam 18 anos.

O processo de seleção acontece de forma simples e não invasiva. Caso o jovem tenha acesso a internet, o cadastro pode ser antecipado através do site, basta preencher o formulário com seus dados e responder um questionário sobre a condição socioeconômica da família no site megatriagem2022.tdb.org.br.

Continua depois da publicidade

Não é necessário enviar nenhuma foto, basta comparecer no dia da triagem com o documento de identificação e acompanhado de um responsável.

A seleção é realizada através da aplicação de um índice de prioridade, que prioriza os jovens menos favorecidos e com problemas bucais mais graves. Cada um dos selecionados para participar do programa receberá uma carta com o nome e o endereço do dentista voluntário que será responsável pelo seu tratamento.

O escritório da Turma do Bem faz a intermediação entre os envolvidos no programa (o jovem beneficiado, sua família, a escola e o cirurgião-dentista voluntário) e também monitora os atendimentos.

Continua depois da publicidade

O tratamento oferecido tem caráter curativo, preventivo e educativo. “Um jovem que não tem possibilidade de ir ao dentista e de cuidar da boca, tende a ser um adulto menos feliz. Quem sente dor não estuda, não brinca, não consegue um bom emprego, se afasta dos amigos. O acesso à saúde bucal de qualidade faz com que esses jovens façam parte mais ativamente da sociedade”, diz, em nota, o dentista Fábio Bibancos, presidente voluntário da Turma do Bem.
 

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados