Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Massa de ar polar avança pelo sul e chega ao Brasil no sábado; estado gaúcho pode ter temperaturas negativas
Continua depois da publicidade
Avanço de massa polar pode causar neve ou chuva congelada e geada no Sul do País | Mycchel Leganghi/São Joaquim Online
O Rio Grande do Sul deve voltar a registrar temperaturas negativas no próximo fim de semana. As projeções indicam que uma massa de ar polar está avançando pelo sul do continente, passando por Chile, Argentina e Uruguai até chegar ao Brasil no sábado (6). O avanço pode causar neve ou chuva congelada e geada.
Continua depois da publicidade
Enquanto nas áreas mais frias dos países pode nevar, com termômetros marcando até -10°C, a previsão indica -2°C em cidades do sul gaúcho.
De acordo com a agência Meteored, a região de Campanha pode ter geadas fortes. Já as serras Gaúcha e Catarinense, apesar do frio, terão chuva pela manhã, o que cria condições para o fenômeno chamado chuva congelada.
Essa será a segunda vez, em 2024, que há previsão de chuva congelada. A primeira foi em 24 e 25 de maio.
Continua depois da publicidade
A Chuva congelada é um termo utilizado por meteorologistas para explicar precipitações associadas a locais gelados, onde faz frio abaixo de 0ºC.
A chuva congelada ocorre quando um floco de neve que sai da nuvem passa por uma camada de ar com temperatura positiva, mas depois congela novamente ao encontrar o ar gelado abaixo da base da nuvem.
A possibilidade de neve se dá em razão da combinação de umidade e frio. Pode nevar em cidades de regiões mais elevadas. Veja quais:
Continua depois da publicidade
Confira previsão para a Serra Gaúcha:
No sábado (6), a previsão indica tempo instável em boa parte do RS. O maior volume de chuva deve ser registrado nas regiões Central, Metropolitana, Norte, Serra, dos Vales e nas Missões. O frio mais intenso deve atingir em destaque na madrugada e manhã de sábado.
Já no domingo (7), o tempo deve voltar a ficar firme em boa parte do estado. Há previsão de chuva apenas na Serra e no Norte. Para o restante das regiões, o sol predomina.
Continua depois da publicidade
O frio deve perder força a partir do domingo mas ainda podem ser registradas temperaturas muito baixas e também geada.
*Texto sob supervisão de Diogo Mesquita
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade