Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Massa de ar quente e seco que vai se estabelecer sobre o Brasil deve deixar nove estados com temperaturas entre 3°C e 5°C mais elevadas
Continua depois da publicidade
Nos últimos anos, as ondas de calor têm ficado cada vez mais intensas, mais precoces e mais longas | Reprodução/Pixabay
São Paulo amanheceu com pouca nebulosidade e termômetros oscilando. No decorrer do dia o sol predomina e favorece a elevação das temperaturas, com máximas que podem chegar aos 29°C. A partir desta segunda-feira (2/9), o Brasil deve enfrentar uma nova e poderosa onda de calor.
Continua depois da publicidade
Na última terça-feira, a Capital registrou a menor temperatura do ano com registros negativos em algumas regiões. Uma massa de ar seco associada ao bloqueio atmosférico mantém o tempo seco e ensolarado, com temperaturas acima da média e baixa umidade nos próximos dias.
Uma massa de ar quente e seco começa a cobrir o País no decorrer desta primeira semana de setembro. Haverá um novo padrão de onda de calor já a partir desta segunda (2/9).
Segundo o Climatempo, a massa de ar quente e seco que vai se estabelecer sobre o Brasil deve deixar nove estados com temperaturas elevadas entre 3°C e 5°C. Veja quais:
Continua depois da publicidade
Nos últimos anos, as ondas de calor têm ficado cada vez mais intensas, mais precoces e mais longas, afirmou o Climatempo. Além disso, os modelos meteorológicos indicam que desta vez o período será maior. Esta pode ser a onda de calor mais forte do que as duas primeiras registradas no início do ano.
As próximas madrugadas passam a ser menos frias e as tardes mais quentes, em função da diminuição do ar frio que derrubou as temperaturas.
A previsão para este início de semana, de acordo com o Climatempo, indica um cenário climático preocupante. O tempo continua seco, praticamente sem chuvas, com temperaturas acima da média no interior de São Paulo. Porém, as noites devem seguir frias na maioria da região.
Continua depois da publicidade
A terça-feira (3) deve começar com nebulosidade, mas o sol volta a predominar no decorrer do dia e favorece a rápida elevação das temperaturas. A umidade relativa do ar entra em declínio e deve atingir valores em torno dos 30% no período da tarde.
Já na quarta-feira (4) o tempo continua seco e ensolarado, com temperaturas em elevação no decorrer do dia. O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo pede atenção aos baixos índices de umidade, que devem atingir valores abaixo dos 30% durante à tarde.
Confira as mínimas e máximas para os próximos dias:
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade