Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Trabalhos começaram em julho de 2022, e ainda estão em andamento, sem previsão exata de término
08/11/2023 às 13:05 atualizado em 09/11/2023 às 12:15
Continua depois da publicidade
Obras Avenida Santo Amaro | Thiago Neme/Gazeta de S.Paulo
Uma obra na avenida Santo Amaro, no trecho entre a avenida Juscelino Kubitschek e a rua Afonso Braz, está gerando reclamações de diversos moradores e comerciantes da região. A Prefeitura de São Paulo iniciou os trabalhos em julho do ano passado, com previsão de término para abril de 2024. Pessoas que acompanham a obra diariamente, porém, dizem que a sensação é de que esse prazo deverá ser adiado por mais tempo.
Continua depois da publicidade
A comerciante Jemima Oliveira afirmou à Gazeta que as obras vêm afetando a jornada dos trabalhadores da região, fazendo com que tenham que descer algumas quadras antes para que possam chegar em seus empregos. Isso porque o afunilamento da via tem aumentado o trânsito de ônibus de forma sem precedentes.
Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
"Tenho descido três pontos antes por conta da obra, já que o trânsito fica complicado. É ruim porque você tem que sair mais cedo de casa para poder chegar no horário e enfrentar trânsito e ter que descer do ônibus muito antes para poder chegar no trabalho. Isso é um transtorno que ninguém quer", lamentou.
Continua depois da publicidade
Ela ainda alegou que as obras afetaram demais o movimento da loja, e que as vendas caíram significativamente. Segundo ela, na última semana fecharam mais cedo na quinta e sexta e no sábado sequer abrir. "O movimento caiu bastante e costumava ser bem melhor''.
A vendedora ainda disse que, apesar dos transtornos, apoia as transformações no local. "Eles falaram que vai melhorar essa questão e a gente aguarda como comerciante que isso melhore de fato", afirmou.
"Tem que apoiar porque é um bem comum, é uma melhoria. Temos que que acreditar e apoiar, porque vai ficar bonito'', completou.
Continua depois da publicidade
Outro comerciante, Vilson, que não revelou o sobrenome, também comentou sobre os impactos que as reformas da avenida causaram para seu comércio. Dono de um bar e restaurante, o comerciante relatou à Gazeta que o barulho e a sujeira proveniente das obras, e o trânsito massivo, vêm afetando n também sua equipe de funcionários.
"Está sendo um impacto de momento complicado. Porque você vê aí, muito barulho, muito pó. E até mesmo o pessoal que trabalha com a gente, pelo fato de ter esse trânsito violento, começou todo mundo chegar muito atrasado por essa fila de ônibus. Então isso afeta a jornada completa e também, convenhamos, a queda de movimento. Afinal, o pessoal quer almoçar num ambiente tranquilo, num ambiente sem muito barulho. A areia toda hora entra aqui", disse.
Vilson afirmou não ter um posicionamento concreto sobre a obra. "Não sei qual o intuito da reforma, mas já que está sendo feita, tenho que apoiar''.
Continua depois da publicidade
O rapaz também comentou sobre suas expectativas no período pós-obra, se mostrando confiante quanto à volta do alto fluxo de clientes em seu restaurante.
"Pelo que estou vendo, acho que vai ficar bem mais flexível. Vai melhorar em relação ao que era antes. Acredito que sim, é o mínimo, quase um ano já essa duração, e pelo o que a gente sabe vai mais um ano. A previsão inicial era abril, pelo que eu estou sabendo provavelmente vai até dezembro do ano que vem.".
O que diz a Prefeitura
Continua depois da publicidade
A Prefeitura de São Paulo, por meio da SPObras, informou que desde julho de 2022 "uma grande transformação na avenida Santo Amaro está sendo realizada pela gestão municipal, para torná-la mais moderna, acessível, funcional e segura para a população".
Segundo a gestão, uma das principais vias arteriais da cidade vai ganhar calçadas mais amplas, percursos acessíveis, enterramento de cabos, reforma do corredor e das paradas de ônibus, nova iluminação em LED, além do aperfeiçoamento do sistema de coleta de água e esgoto.
Nos últimos meses, ainda conforme a SPObras, já foram executados: reforma no canteiro central no trecho entre a avenida JK e a rua Afonso Braz, instalação da nova adutora da rede da Sabesp, conclusão do alargamento da rua Egito, a criação de uma nova rua destinada à conversão dos ônibus para a rua Afonso Braz, abertura de valas e demolição das antigas paradas de ônibus, e ainda a execução de pavimento rígido (concreto) em vários pontos da via.
A Nova Santo Amaro contará com um investimento de cerca de R$ 77,5 milhões, com recursos da Operação Urbana Faria Lima.
Números da "Nova Santo Amaro", quando estiver concluída, segundo a prefeitura:
Continua depois da publicidade
Segundo a prefeitura, a CET, a SPObras e a SPTrans vêm monitorando os trabalhos e o tráfego de ônibus na avenida e os impactos na operação do transporte público, com equipes agindo no local.
*Assistentes de redação, sob supervisão de Bruno Hoffmann
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade