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Cotidiano

Obras da Linha 15 avançam em SP e revelam detalhes da futura estação

Expansão da Linha 15 alcançará os 17,6 km de extensão, conectando zona leste ao centro da cidade

Lucas Souza

14/04/2025 às 18:30  atualizado em 14/04/2025 às 21:51

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Construção da estação Boa Esperança faz parte do projeto de expansão da Linha-15

Construção da estação Boa Esperança faz parte do projeto de expansão da Linha-15 | Divulgação/Governo de São Paulo

As obras de expansão da Linha 15-Prata alcançaram os 40% na futura estação Boa Esperança, na zona leste de São Paulo.

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Até o momento, os pilares da estação foram erguidos e as fundações dos acessos norte e sul, assim como o edifício técnico, estão em construção.

O projeto de construção da estação prevê 4.561 m² de área construída e uma estrutura moderna com quatro elevadores, cinco escadas rolantes, seis escadas fixas e portas de plataforma automáticas.

Também em expansão, as obras na Linha 2-Verde sentido Guarulhos foram autorizadas pelo Governo de São Paulo e projeto promete ligar a cidade da Grande São Paulo à zona leste da capital paulista.

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Linha 15-Prata

O projeto de expansão da Linha 15 inclui as estações Boa Esperança, Jacu Pêssego e o novo Pátio Ragueb Chohfi, com mais 2,8 km de extensão no sentido leste, além da estação Ipiranga, com mais 1,8 km no sentido oeste após Vila Prudente.

Quando concluída essa expansão em 2027, a linha terá 17,6 km de extensão, entre Vila Prudente e Jacu Pêssego, beneficiando aproximadamente 480 mil pessoas diariamente.

O projeto adota soluções sustentáveis e de alta tecnologia: trens com operação automatizada, câmeras internas, ar-condicionado, passagem livre entre carros, e sistema de sinalização CBTC, que permite menor intervalo entre composições.

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As estações contam com ventilação e iluminação naturais, revestimentos resistentes e acessibilidade total. A obra também contempla uma ciclovia de 1.295 metros com iluminação em LED, paisagismo e bancos.

Benefícios

A expansão da Linha 15 vai conectar bairros populosos como São Mateus ao centro da cidade, com economia de mais de 30 minutos no trajeto.

O sistema monotrilho, instalado em via elevada, reduz necessidade de desapropriações, ocupa menos espaço urbano e gera menos impacto ambiental.

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A operação com tração elétrica e pneus reduz ruídos e emissões, contribuindo para a redução anual estimada de 182 toneladas de poluentes atmosféricos, 20,8 mil toneladas de gases de efeito estufa e 9,5 milhões de litros de combustível.

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