Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Projeto promete levar mais mobilidade para 2 milhões de pessoas, mas pode gerar grandes impactos ambientais
Continua depois da publicidade
Metade do investimento de R$ 6 bilhões será financiado pelo governo federal e a outra metade pelo estado de São Paulo | Divulgação
O Brasil se prepara para a construção do seu primeiro túnel imerso, que ligará Santos ao Guarujá, no litoral de São Paulo.
Continua depois da publicidade
A obra, orçada em R$ 6 bilhões, promete beneficiar cerca de 2 milhões de pessoas, reduzindo o tempo de deslocamento entre as cidades. O projeto, no entanto, pode gerar grandes impactos ambientais e levanta preocupações.
Para a construção, está previsto o desmatamento de 105 mil m² de manguezais e áreas protegidas da Mata Atlântica, ameaçando a vida marinha e comprometendo a qualidade do ar e da água.
Metade do investimento de R$ 6 bilhões será financiado pelo governo federal e a outra metade pelo estado de São Paulo.
Continua depois da publicidade
Além do túnel, o projeto prevê a concessão do Canal do Porto de Santos, com obras para aprofundamento do calado dos atuais 15 metros para 17 metros, permitindo a atracação de embarcações maiores.
Apesar de o projeto chamar a atenção pela grandiosidade e ser algo inédito aos brasileiros, muitos moradores da região temem que os impactos ambientais superem os benefícios da nova ligação.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade