Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Média diária de novos casos, porém, registrou queda na semana passada
20/05/2022 às 09:07 atualizado em 20/05/2022 às 09:11
Continua depois da publicidade
Fachada do Hospital São Camilo, na zona norte de São Paulo | Carol Guedes/Folhapress
Os dados da semana epidemiológica mais recente (8 a 14 de maio) revelam um aumento no número de mortes e internações por covid-19 no Estado de São Paulo; porém, com redução na média diária de novos casos. Segundo especialistas, o novo quadro pode ser consequência do aumento nas taxas de transmissão do vírus que foi registrado entre o fim de abril e início de maio, e que só agora estaria se refletindo de forma mais aguda nas estatísticas de óbitos e internações — tanto em UTIs (casos graves) quanto em enfermarias (casos leves).
Continua depois da publicidade
A média diária de mortes nesta semana saltou para 47 óbitos/dia, comparado a 17 óbitos/dia na semana anterior. Para o professor Paulo Rossi Menezes, da Faculdade de Medicina da USP, “é um aumento preocupante”, que precisa ser analisado em maior detalhe para se verificar até que ponto ele pode estar sendo influenciado por atrasos de notificação e pelo falecimento de pacientes que já estavam internados há mais tempo. O aumento na média diária de novas internações foi mais discreto, de 179 para 198 (variação de 11%). Os números estão detalhados no Boletim Epidemiológico USP-Covid desta semana, disponível neste link.
A vacinação continua sendo a medida mais importante de proteção individual e coletiva contra a doença, incluindo a dose de reforço, que já está disponível para todas as faixas etárias. Lembrando que a dose de reforço passará a ser obrigatória para acesso aos campi da USP a partir do segundo semestre deste ano, segundo comunicado oficial divulgado no último dia 13.
A Comissão Assessora de Saúde da USP acompanha a evolução da pandemia no Estado e optou por manter, por enquanto, a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados da Universidade. As máscaras também seguem obrigatórias no transporte público e nos serviços de saúde, por determinação do Estado. Em ambientes abertos o uso não é obrigatório, mas recomendado, sempre que houver aglomeração de pessoas. Mais informações no site USP Retorno Seguro: https://retornoseguro.usp.br.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade