A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 22 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Nunes sanciona projeto que permite circulação de táxis em corredores

De autoria do vereador Adilson Amadeu (DEM), o projeto regulariza de forma definitiva a utilização das faixas exclusivas de ônibus pelos taxistas da Capital

Bruno Hoffmann

30/06/2021 às 12:13

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Táxis no Aeroporto de Congonhas, na zona sul da Capital

Táxis no Aeroporto de Congonhas, na zona sul da Capital | /Thiago Neme/Gazeta de S.Paulo

O prefeito Ricardo Nunes (MDB) sancionou nesta semana o projeto de lei que trata da permissão de uso das faixas exclusivas e corredores de ônibus por táxis na cidade de São Paulo.

Continua depois da publicidade

De autoria do vereador Adilson Amadeu (DEM), o projeto regulariza de forma definitiva a utilização das faixas exclusivas pelos táxis, que era permitida há mais de 20 anos por meio de portaria municipal, mas que poderia ser revogada a qualquer momento pela gestão municipal.

"Concedemos maior segurança jurídica ao tema, uma vez que a autorização atualmente ocorre por meio de decreto, instrumento que pode ser revogado a qualquer momento pela administração municipal, como ocorreu no passado, mas sendo restabelecida posteriormente. No total, são mais de 600 quilômetros de uso dessas vias exclusivas que trarão um enorme ganho de tempo ao taxista, mas principalmente aos milhares de usuários do serviço de táxi na capital paulista”, justifica Amadeu.

Continua depois da publicidade

“Segundo a CET, [a utilização das faixas por táxis] em nada prejudica o sistema viário tão pouco a circulação dos coletivos”, afirma ainda o vereador, conhecido defensor da classe dos taxistas.

No texto sancionado, o Poder Executivo prevê algumas regras diferentes do PL original, como no parágrafo único, em que fica estipulado que está vedada a circulação de táxis em corredores constituídos de vias segregadas de transporte coletivo.

Além disso, órgãos municipais competentes estipularão os dias, os horários, as faixas de rolamento, as formas de utilização e a fiscalização do uso das faixas, de modo a priorizar o transporte público coletivo.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados