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Cotidiano

Nunes inaugura ciclopassarela e melhora ligação entre os bairros Pinheiros e Butantã

Estrutura vai garantir travessia segura e eficiente para ciclistas e pedestres sobre o rio Pinheiros, segundo a gestão municipal

Bruno Hoffmann

30/01/2025 às 09:45  atualizado em 30/01/2025 às 12:38

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Ciclopassarela inaugurada entre Pinheiros e o Butantã

Ciclopassarela inaugurada entre Pinheiros e o Butantã | Edson Lopes Jr/Secom

O prefeito Ricardo Nunes (MDB) inaugurou na manhã desta quinta-feira (30/1) uma ciclopassarela para ligar os bairros de Pinheiros e do Butantã, na zona oeste de São Paulo.

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Segundo a gestão municipal, a estrutura vai garantir uma “travessia segura e eficiente” para ciclistas e pedestres sobre o rio Pinheiros, os trilhos do trem e as avenidas Marginais.

Com quase 635 metros de extensão, oito de altura e sete de largura, a novidade atravessa o rio Pinheiros, os trilhos do trem e as avenidas Marginais entre as pontes Eusébio Matoso e Bernardo Goldfarb. A expectativa é de uso de 166 mil pessoas por dia.

A estrutura também se conecta à ciclovia da Marginal Pinheiros e à rede cicloviária dos dois bairros.

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“Temos muitas coisas para fazer com relação à questão da mobilidade para os ciclistas, mas iniciamos o primeiro mês do ano dando um grande passo com essa grande obra, uma obra importante”, disse Nunes durante o evento.

As obras foram iniciadas em dezembro de 2023 e custaram R$ 46 milhões. Hoje, a cidade A cidade tem uma malha cicloviária com 755 quilômetros de extensão. 

Homenagem a cicloativista

A ligação recebeu o nome de ciclopassarela Jornalista Erika Sallum, em homenagem à cicloativista paulistana que ganhou reconhecimento internacional. Ela morreu em 2021 em decorrência de um câncer.

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O companheiro de Erika, o fotógrafo Caio Guatelli, participou da cerimônia nesta quinta.

“Essa obra foi projetada há muitos anos, há décadas, e se não fossem os cicloativistas, as forças populares e toda a movimentação social que, por fim, teve o apoio dessa prefeitura, a gente não teria a possibilidade de cruzar esse rio com segurança", afirmou.

Privatização

A Câmara de São Paulo aprovou de forma definitiva em dezembro do ano passado a proposta que prevê a privatização de ciclovias, ciclofaixas e centros esportivos, além de outros equipamentos públicos da cidade.

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Ainda não há detalhes sobre como essas privatizações serão implementadas.

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