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Cotidiano
Faltando quase um mês para encerrar o ano, esse percentual deve crescer ainda mais até o dia 31
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Em três anos, os registros saltaram de 4.554, em 2020, para 5327 até o início deste mês | Divulgação
O número de queixas formalizadas no Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Santos cresce sem parar desde 2020. Em três anos, os registros saltaram de 4.554, em 2020, para 5327 até o início deste mês. Nesse período, a quantidade de registros cresceu 17%. Faltando quase um mês para encerrar o ano, esse percentual deve crescer ainda mais. Na média dos últimos cinco anos, o segmento com mais reclamações é o financeiro, inclui bancos, administradora de cartões de crédito e financeiras. Diante da demanda crescente pelos serviços de proteção e defesa ao consumidor o Procon Santos acaba de lançar uma nova ferramenta de comunicação.
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O aplicativo para smartphones Procon Santos, com versões para os sistemas operacionais iOS e Android, já está disponível para download nas lojas virtuais Google Play Store e App Store.
"Será mais um canal de informação para o consumidor, que poderá apresentar denúncias, elucidar dúvidas e acessar todos os nossos serviços", explica o diretor do Procon-Santos, Ronaldo Ferreira. "Um instrumento para as pessoas registrarem queixas com maior praticidade".
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Ele lembra que o próprio Código de Defesa do Consumidor estabelece que os órgãos integrantes do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC) - caso dos Procons - devem prestar aos consumidores orientação permanente sobre seus direitos e garantias e, ainda, informar e conscientizá-los por intermédio de diferentes meios de comunicação.
No app é possível registrar reclamações ou irregularidades, acessar dúvidas frequentes, pesquisar no Código do Consumidor e obter notícias sobre o trabalho do Procon-Santos. A plataforma está integrada ao portal do órgão, permitindo o acompanhamento das ocorrências geradas no site (www.santos.sp.gov.br/procon).
"A ideia é reunir em um só espaço a prestação de serviço, orientações e divulgação de nossas campanhas", comenta Ferreira. "Um exemplo são as ações que realizamos em datas festivas".
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O Procon-Santos mantém outros canais de comunicação através dos telefones (13) 3219-9001 e 0800-7790151, do e-mail [email protected]. Também é possível fazer consultas e registrar queixas no Poupatempo da Rua João Pessoa, 246, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, e aos sábados, das 9 às 13 horas.
O Procon mantém ainda postos avançados na Unimes, na Rua Barão de Paranapiacaba, 28, na Encruzilhada, no Unimonte, na Rua Comendador Martins, 52, na Vila Mathias, e na Unisanta, na Rua Oswaldo Cruz, 266/277, no Boqueirão, das 9 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.
Esta iniciativa contempla o item 16 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Paz, Justiça e Instituições Eficazes.
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