Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Estado gaúcho registra 127 desaparecidos e 806 feridos; Guaíba pode alcançar em torno de 5,5 metros
Continua depois da publicidade
Sobe para 147 número de mortos no RS | Gilvan Rocha/Agência Brasil
A atualização desta segunda-feira (13) da Defesa Civil do Rio Grande do Sul informou que subiu para 147 o número de mortos devido às fortes chuvas que atingem o estado. O estado gaúcho registra 127 desaparecidos e 806 feridos.
Continua depois da publicidade
Siga a Gazeta nas redes sociais e mantenha-se bem informado!
O número de pessoas desabrigadas chegou a 406,7 mil. Entre elas, 69.617 estão em abrigos e 337.116 desalojados (abrigadas nas casas de amigos ou parentes).
Entre segunda (13) e terça-feira (14) , Porto Alegre pode registrar uma elevação dos níveis do Guaíba histórica, com a possibilidade do lago alcançar em torno de 5,5 metros nas próximas 48 horas, superando o pico de 5,3 metros do último dia 5.
Continua depois da publicidade
Além da elevação do nível do Guaíba, o frio será o novo desafio do RS, há chance de geada no extremo sul estado, devido a chegada de uma forte massa de ar frio nesta segunda.
Devido a previsão da cheia, o Instituto de Ciências Hidráulicas recomenda a manutenção do estado de atenção a todas as áreas de risco, incluindo aquelas em que a inundação teve redução. Atenção à população afetada, ações imediatas para reestabelecimento de infraestruturas e manutenção de serviços essenciais, como o saneamento básico.
Siga as notícias da Gazeta de S.Paulo no Google Notícias
A previsão foi liderada pelos professores Fernando Fan e Rodrigo Paiva e pelo mestrando Matheus Sampaio do Instituto de Pesquisa Hidráulicas (IPH) da UFRGS em conjunto com a empresa RHAMA Analysis.
Continua depois da publicidade
Procure instituições confiáveis para realizar sua doação, ou lugares divulgados pelo governo do estado do Rio Grande do Sul.
A rede de agências dos Correios de São Paulo e Paraná, além de algumas unidades do Rio Grande do Sul, recebem doações para vítimas das chuvas que atingiram mais da metade dos municípios gaúchos.
A empresa vai coletar e transportar gratuitamente os donativos, sem custo aos doadores. Os Correios também vão aceitar doações de alimentos da cesta básica, produtos de higiene pessoal, material de higiene seco e roupas.
Continua depois da publicidade
O transporte para o Rio Grande do Sul será feito pelas companhias aéreas Latam, Gol e Azul, que se voluntariaram para enviar as doações devido aos diversos bloqueios nas estradas.
Todos os itens recebidos pelo Poupatempo serão destinados ao Fussp para distribuição aos atingidos pelas chuvas no Sul.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade