Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Com atraso de cinco anos, prefeitura da capital paulista deu início à instalação da tecnologia na área do rodízio de veículos
Continua depois da publicidade
Semáforos inteligentes já foram instalados nas avenidas Pompeia e Doutor Arnaldo | Divulgação
Para reduzir os congestionamentos em São Paulo, a rede de semáforos da cidade passa por modernização. Além do trânsito, o foco é agilizar o reparo de eventuais panes nos aparelhos de sinalização.
Continua depois da publicidade
Com atraso de cinco anos, a Prefeitura de São Paulo deu início à instalação da tecnologia em 2023 na área do rodízio de veículos, o Minianel Viário.
Os novos semáforos são chamados de “semáforos inteligentes” e já foram instalados em vias como as avenidas Pompeia e Doutor Arnaldo, na zona oeste da capital, e com uma placa de “Semáforo em modernização”.
Os novos semáforos são chamados de inteligentes porque funcionam sob demanda, ou seja, o tempo que o semáforo fica verde ou vermelho depende da quantidade de veículos na via naquele momento.
Continua depois da publicidade
Automaticamente, ele se regula ao longo do dia para melhor gerência do fluxo de trânsito.
Ao contrário dos semáforos “antigos” que funcionam por tempo determinado.
As câmeras instaladas em pontos estratégicos dos cruzamentos calculam a quantidade de veículos. Em tempo real, um sistema transforma as imagens em dados.
Continua depois da publicidade
Por meio de algoritmos, o sistema ajusta o tempo de abertura dos semáforos.
Por exemplo: se uma via estiver sobrecarregada em relação à outra de um mesmo cruzamento, a que tiver mais veículos ficará com um tempo maior de semáforo aberto, a fim de desafogar o fluxo e gerar fluidez no trânsito.
O sistema procura o conjunto semafórico com maior demanda e replica os ajustes aos demais.
Continua depois da publicidade
O tempo de travessia para pedestres é fixo, preservando a segurança.
Segundo a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de São Paulo (SP Regula), os semáforos de todos os 2.586 cruzamentos do Minianel Viário serão trocados por novos até 2026.
O texto conta com informações dos portais 'g1' e 'Uol'.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade