Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Medidas foram implementadas devido ao aumento no número de golpes com a forma de pagamento
Continua depois da publicidade
Mudanças do Pix ocorrem a partir do início de novembro | Marcello Casal jr/Agência Brasil
O Banco Central (BC) anunciou que os mecanismos de segurança do Pix foram aprimorados e terão mudanças a partir do dia 1º de novembro, de acordo com a resolução publicada pelo órgão em 22 de julho. Segundo o órgão, o objetivo dessas mudanças é aumentar a segurança e evitar golpes.
Continua depois da publicidade
As medidas foram implementadas devido ao aumento no número de golpes com a forma de pagamento. Com a popularização do Pix, criminosos passaram a encontrar novas formas de fraudar o sistema, muitas vezes com o uso de celulares roubados ou clonados para realizar transferências indevidas.
O BC e o Conselho Monetário Nacional também anunciaram que criarão novas regras para o sistema Open Finance que permitirá o pagamento por aproximação via Pix.
Entre as mudanças estão:
Continua depois da publicidade
Além das novas regras para os usuários, as instituições financeiras também deverão se atentar para requisitos mais rigorosos.
O BC exigirá que os bancos aprimorem os sistemas de gerenciamento de riscos, para detectar movimentações suspeitas para prevenir de golpes.
Os bancos também serão obrigados a monitorar seus clientes a cada seis meses, verificando se há registros de envolvimento em fraudes. Caso seja detectado algum comportamento suspeito, a instituição poderá tomar medidas como a aplicação de limites diferenciados para transações ou até o bloqueio temporário da conta.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade