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Cotidiano
Hoje, o tráfego de caminhões no sentido litoral é restrito à via Anchieta
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Capacidade do sistema será ampliada em cerca de 145% para descida de veículos pesados | Daniel Villaça/Gazeta de S. Paulo
O projeto da terceira pista da rodovia dos Imigrantes terá inclinações mais suaves e raios maiores de curvatura horizontal. As informações foram divulgadas pelo Governo de São Paulo.
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Essas características devem favorecer a circulação dos veículos pesados, como caminhões e ônibus. Serão duas faixas de rolamento e um acostamento que pode ser revertido em faixa de tráfego.
Hoje, o tráfego de caminhões no sentido litoral é restrito à via Anchieta.
“A grande diferença dessa pista está em sua geometria, que permitirá a descida de caminhões. Isso vai ajudar muito na subida e na descida para o litoral e também no trabalho de manutenção das vias do Sistema Anchieta-Imigrantes”, disse o secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini.
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Com a nova pista, a capacidade do sistema será ampliada em cerca de 145% para descida de veículos pesados, segundo a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp).
Serão 21,5 quilômetros de extensão no trecho de serra, compostos por 17 quilômetros de túneis e 4 quilômetros de viadutos. Um dos túneis terá cerca de 6 quilômetros de extensão – a maior estrutura do tipo no Brasil.
O novo traçado será composto 80% por segmentos em túneis.
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Com o lançamento, a concessionária vai trabalhar na elaboração do projeto, definindo as diretrizes para a realização da obra, como características precisas e indicação de técnicas de construção das estruturas, o prazo para a execução das obras e o custo total do empreendimento.
A previsão é que esta etapa seja concluída no primeiro semestre de 2026.
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