Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Com investimento de R$ 24 bilhões, novo ramal promete construir 16 estações e sete integrações
Continua depois da publicidade
Nova Linha 16-Violeta do metrô promete ligar Aricanduva a Oscar Freire | Divulgação/Metrô
O projeto para concessão e construção da Fase 1 da Linha 16-Violeta, que ligará Aricanduva a Oscar Freire em 30 minutos, foi aceito, nesta terça-feira (24/9), durante reunião do Conselho do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI-SP).
Continua depois da publicidade
A próxima etapa do processo será a abertura de chamamento público para interessados em realizar o estudo de viabilidade. Confira o passo a passo.
As informações estarão disponíveis no site da Secretaria de Parcerias e Investimentos.
Outra linha do metrô que também é fruto de uma Parceira Público Privada é a Linha 6-Laranja e todas as suas 15 novas estações.
Continua depois da publicidade
Segundo o plano de Parceria Público-Privada (PPP), serão investidos R$ 24 bilhões durante o prazo de concessão de 30 anos, sendo oito anos para as obras e 22 de operação.
No total, o novo ramal beneficiará mais de 226,8 milhões de passageiros por ano, ligando a zona oeste à zona leste em 30 minutos.
A Fase 1 da nova linha de metrô contará com 16 estações e ligará a região do Aricanduva, na zona leste, a Oscar Freire, na zona oeste, em apenas 30 minutos de percurso, reduzindo em 60 minutos o trajeto atual.
Continua depois da publicidade
Além disso, a linha contará com sete integrações, sem contar com a conexão com três terminais de ônibus.
Em uma segunda fase, o projeto prevê a expansão do ramal, ligando Abel Ferreira até a Cidade Tiradentes.
Conhecida também como a “Linha dos Parques”, a nova ligação terá estações próximas aos parques do Ibirapuera, Aclimação e Independência, fortalecendo as atividades culturais e o lazer em São Paulo, segundo informações do Governo do Estado.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade