Alternar Contraste

2

Home Seta

Cotidiano

Nobel de Química 2024 premia cientistas por avanços na estrutura de proteínas

Descobertas beneficiam pesquisas científicas em áreas como biomedicina

Crisley Santana

09/10/2024 às 18:30

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Cientistas dos EUA e Reino Unido são agraciados com Nobel de Química 2024

Cientistas dos EUA e Reino Unido são agraciados com Nobel de Química 2024 | Divulgação

O Nobel de Química 2024 foi concedido a três pesquisadores por seus trabalhos inovadores no estudo das proteínas. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (9/10) em uma live no Youtube transmitida de Estolcomo, na Suécia.

Continua depois da publicidade

David Baker, da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, Demis Hassabis e John Jumper, da Google DeepMind, no Reino Unido, foram reconhecidos por utilizar técnicas computacionais para projetar e identificar a estrutura tridimensional das proteínas.

A estrutura proteica é fundamental para o desenvolvimento de novos medicamentos e para entender o funcionamento celular.

Baker se destacou ao criar uma nova proteína usando aminoácidos. O feito, usado por sua equipe desde 2003, abriu caminho para inovações no campo das proteínas.

Continua depois da publicidade

Hassabis e Jumper, por sua vez, conseguiram prever essas estruturas com alta precisão por meio de um modelo chamado AlphaFold2, que usa inteligência artificial. Os cientistas trabalham com a tecnologia desde 2020.

Antes disso, descobrir a estrutura 3D de uma proteína era mais complexo e levava mais tempo. Os cientistas precisavam produzir cristais da molécula para depois examiná-los com raios-x.

Assim, a descoberta de Baker junto às previsões computacionais da AlphaFold2, têm potencial para revolucionar não só a biomedicina, mas outras áreas científicas.

Conteúdos Recomendados