Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Descobertas beneficiam pesquisas científicas em áreas como biomedicina
Continua depois da publicidade
Cientistas dos EUA e Reino Unido são agraciados com Nobel de Química 2024 | Divulgação
O Nobel de Química 2024 foi concedido a três pesquisadores por seus trabalhos inovadores no estudo das proteínas. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (9/10) em uma live no Youtube transmitida de Estolcomo, na Suécia.
Continua depois da publicidade
David Baker, da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, Demis Hassabis e John Jumper, da Google DeepMind, no Reino Unido, foram reconhecidos por utilizar técnicas computacionais para projetar e identificar a estrutura tridimensional das proteínas.
A estrutura proteica é fundamental para o desenvolvimento de novos medicamentos e para entender o funcionamento celular.
Baker se destacou ao criar uma nova proteína usando aminoácidos. O feito, usado por sua equipe desde 2003, abriu caminho para inovações no campo das proteínas.
Continua depois da publicidade
Hassabis e Jumper, por sua vez, conseguiram prever essas estruturas com alta precisão por meio de um modelo chamado AlphaFold2, que usa inteligência artificial. Os cientistas trabalham com a tecnologia desde 2020.
Antes disso, descobrir a estrutura 3D de uma proteína era mais complexo e levava mais tempo. Os cientistas precisavam produzir cristais da molécula para depois examiná-los com raios-x.
Assim, a descoberta de Baker junto às previsões computacionais da AlphaFold2, têm potencial para revolucionar não só a biomedicina, mas outras áreas científicas.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade