Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Britânico Penrose receberá metade do prêmio de 9 milhões de coroas suecas por mostrar que a teoria geral da relatividade leva à formação de buracos negros
06/10/2020 às 13:20
Continua depois da publicidade
Os pesquisadores Roger Penrose, Reihard Genzel e Andrea Ghez foram os ganhadores do prêmio, anunciado nesta terça-feira | /FREDRIK SANDBERG/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Os pesquisadores Roger Penrose, Reihard Genzel e Andrea Ghez foram os ganhadores do Nobel de Física de 2020 pelas descobertas de buracos negros e o melhor entendimento do Universo. A informação foi divulgada pela Academia Sueca nesta terça-feira (6).
Continua depois da publicidade
O britânico Penrose receberá metade do prêmio de 9 milhões de coroas suecas por mostrar que a teoria geral da relatividade leva à formação de buracos negros. O alemão Genzel e a americana Ghez dividirão a outra metade pela descoberta de um buraco negro supermassivo, invísel e muito pesado no centro da galáxia.
Devido à pandemia da Covid-19, os ganhadores receberão os diplomas e as medalhas em casa.
Nobel em 2019
Continua depois da publicidade
Em 2019, a canadense Donna Strickland foi a terceira mulher a garantir o prêmio. O prêmio foi dividido entre James Peebles, Michel Mayor e Didier Queloz por ajudarem a explicar melhor o funcionamento do universo.
Anteriormente, Marie Curie recebeu o prêmio e Maria Goeppert-Mayer em 1963. O vencedor do prêmio é escolhido por um grupo de 50 pesquisadores ligados ao Instituto Karolinska, na Suécia.
Nesta segunda-feira, foi anunciado os vencedores do prêmio de Medicina. Na quarta (7), será anunciado o prêmio de Química e na quinta (8) o de Literatura.
Continua depois da publicidade
O Nobel da Paz, dado por um comitê escolhido pelo Parlamento Norueguês será anunciado na sexta (9). O Prêmio de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel, apelidado como Nobel de Economia, será anunciado na próxima segunda (12) e também fica a cargo da Academia Real Sueca de Ciências.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade