Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
A tempestade pode causar apagões e interromper satélites em órbita e redes de energia em todo o mundo
Continua depois da publicidade
Tempestade solar é um fenômeno caracterizado pela interferência que as emissões de partículas solares provocam no campo magnético do planeta Terra | Reprodução/SBT
Neste fim de semana, uma tempestade solar severa pode causar apagões e interromper satélites em órbita e redes de energia em todo o mundo.
Continua depois da publicidade
Siga a Gazeta nas redes sociais e mantenha-se bem informado!
O Centro de Previsão do Clima Espacial dos Estados Unidos emitiu um alerta afirmando que a tempestade geomagnética deve chegar ao nível G4, e os efeitos estão previstos para chegar à Terra entre esta sexta-feira (9) e domingo (12).
Tempestade solar é um fenômeno caracterizado pela interferência ou perturbação que as emissões de partículas solares e radiação eletromagnética provocam no campo magnético do planeta Terra. As tempestades solares são causadas pela intensificação das atividades que acontecem na coroa do Sol, a camada mais externa da atmosfera da estrela.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias da Gazeta de S.Paulo no Google Notícias
De acordo com a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), desde quarta-feira (8) o sol tem produzido fortes explosões solares, que resultaram em cinco explosões de plasma. Cada uma delas pode conter bilhões de toneladas de plasma solar.
A NOAA chama isso de evento incomum, apontando que as explosões parecem estar associadas a uma mancha solar com 16 vezes o diâmetro da Terra. O texto conta com informações do SBT.
Continua depois da publicidade
Uma tempestade geomagnética extrema em 2003 cortou a energia na Suécia e danificou transformadores de energia na África do Sul.
*Texto sob suprevisão de Diogo Mesquita
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade