A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 04 Abril 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Nasa revela sistema planetário surpreendentemente perto da Terra

Novos planetas têm cada um entre cerca de um quinto e um terço da massa da Terra

Monise Souza

03/04/2025 às 10:00

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Quatro planetas rochosos são muito menores que a Terra e orbitam a Estrela de Barnard

Quatro planetas rochosos são muito menores que a Terra e orbitam a Estrela de Barnard | International Gemini Observatory/NOIRLab

A Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa) descobriu quatro planetas que estão mais próximos da Terra.

Continua depois da publicidade

Os quatro são muito menores que a Terra, orbitam a Estrela de Barnard, a estrela isolada mais perto do Sol após o sistema Alpha Centauri.

Uma equipe internacional de cientistas liderada por Ritvik Basant, da Universidade de Chicago, publicou um artigo sobre a descoberta.

Descoberta e distância

Estudo publicado na Nature confirma que planetas estão a apenas 6 anos-luz de distância, orbitando a Estrela de Barnard, conhecida entre astrônomos por registros anteriores de falsos positivos na detecção de planetas.

Continua depois da publicidade

A descoberta foi confirmada com instrumentos de alta precisão. O tamanho minúsculo dos planetas foi o que mais chamou atenção, e foi possível por meio de instrumentos de última geração e técnicas de observação.

Segundo a Nasa, a técnica de velocidade radial detecta oscilações na luz da estrela causadas pela atração gravitacional do planeta durante sua órbita, mas planetas minúsculos representam um grande desafio: quanto menor o planeta, menor a atração.

Quatro novos planetas

Os novos planetas têm cada um entre cerca de um quinto e um terço da massa da Terra. Estrelas emitem vibrações naturais que geram ruído, podendo mascarar os sinais mais fracos de planetas pequenos.

Continua depois da publicidade

Para a descoberta, os astrônomos fizeram modelos matemáticos detalhados dos tremores e tremores da Estrela de Barnard, permitindo que eles reconhecessem e removessem esses sinais dos dados coletados da estrela.

O estudo, que confirma a existência dos quatro planetas (b, c, d e e), usou dados do MAROON-X, um instrumento de velocidade radial de “extrema precisão” acoplado ao Telescópio Gemini no topo da montanha Maunakea no Havaí.

Ele confirma a detecção do planeta “b”, feita com dados anteriores do ESPRESSO, um instrumento de velocidade radial acoplado ao Very Large Telescope no Chile. E o novo trabalho revela três novos planetas irmãos no mesmo sistema.

Continua depois da publicidade

Curiosidades

A Estrela de Barnard, uma anã vermelha a seis anos-luz da Terra, está muito perto para serem habitáveis.

O “ano” do planeta mais próximo dura um pouco mais de dois dias; para o planeta mais distante, é pouco menos de sete dias. Isso provavelmente os torna quentes demais para sustentar vida. No entanto, sua detecção é um bom presságio na busca por vida além da Terra.

Cientistas dizem que planetas pequenos e rochosos como o nosso são provavelmente os melhores lugares para procurar evidências de vida como a conhecemos. Mas até agora eles têm sido os mais difíceis de detectar e caracterizar. 

TAGS :

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados