A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 20 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Na Argentina, Lula se desculpa por falas agressivas de Bolsonaro

A visita à Argentina é o primeiro compromisso internacional de Lula desde que voltou à presidência

Leonardo Sandre

23/01/2023 às 16:51  atualizado em 23/01/2023 às 17:01

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Lula desembarcou na Argentina, no domingo (22). Em uma rede social, ele afirmou que deseja retomar laços

Lula desembarcou na Argentina, no domingo (22). Em uma rede social, ele afirmou que deseja retomar laços | Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou nesta segunda (23), durante visita a Buenos Aires, sobre a relação entre Brasil e Argentina durante o governo Bolsonaro.

Continua depois da publicidade

Em declaração ao lado do colega argentino Alberto Fernández, Lula pediu desculpas ao povo argentino por "grosserias" feitas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.

A visita à Argentina é o primeiro compromisso internacional de Lula desde que voltou à presidência.

"Hoje é a retomada de uma relação que nunca deveria ter sido truncada. A minha presença como primeira viagem feita depois da minha eleição a um país estrangeiro é para dizer ao meu amigo Alberto Fernández que nós vamos reconstruir aquela relação de paz, produtiva, avançada, de dois países que nasceram para crescer, se desenvolver e gerar melhores condições de vida para os seus povos", disse Lula.

Continua depois da publicidade

"Estou pedindo desculpas por todas as grosserias que o último presidente do Brasil, que eu trato como um genocida por causa da responsabilidade com o cuidado com a pandemia, todas as ofensas que fez ao Fernández", completou o presidente brasileiro.

O relacionamento entre Brasil e Argentina ficou estremecido durante o governo de Jair Bolsonaro em razão de diferenças, sobretudo, ideológicas. Durante seu mandato, Bolsonaro criticava a condução política do governo argentino após a eleição de Alberto Fernández, um político de esquerda.

Em outubro de 2020, por exemplo, Bolsonaro chamou o governo argentino de Fernández de "esquerdalha".

Continua depois da publicidade

Lula desembarcou na Argentina, no domingo (22). Em uma rede social, ele afirmou: "Vamos retomar laços. O Brasil está voltando ao cenário internacional e atuará pelo fortalecimento do Mercosul".

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados