A+

A-

Alternar Contraste

Quarta, 18 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Motorista relembra acidente fatal com jovem de 19 anos no ABC

Rogério, motorista do ônibus envolvido no acidente em Santo André que deixou uma jovem de 19 anos morta e um motociclista ferido; fala sobre o ocorrido e as invasões na faixa de ônibus.

Hebert Dabanovich

27/06/2024 às 13:04  atualizado em 27/06/2024 às 13:18

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Motorista que dirigia o ônibus na hora do acidente envolvendo jovem de 19 anos

Motorista que dirigia o ônibus na hora do acidente envolvendo jovem de 19 anos | Reprodução/ Diário do Transporte

O motorista Rogério, da empresa Suzantur, que dirigia o ônibus no momento do acidente que deixou um motociclista ferido e uma jovem de 19 anos morta, concedeu entrevista nesta quarta-feira (26/6).

Continua depois da publicidade

Relato do motorista

Ainda muito abalado com o ocorrido, ele disse que não pôde fazer nada para evitar o acidente. “Tudo foi muito rápido, eu só percebi a batida quando ouvi os passageiros gritando no ônibus”, afirmou.

Rogério informou que a moto não entrou na frente do ônibus, mas bateu na lateral direita do coletivo. “Eu vinha trafegando pelo corredor exclusivo de ônibus, quando os carros pararam no semáforo e passaram 2 ou 3 motos invadindo o corredor, como de costume. E aí quando esse 4º motociclista tentou fazer a invasão pelo corredor, colidiu com o veículo, onde ele acabou caindo na lateral do ônibus”, explicou.

“Eu parei e prestei os primeiros atendimentos, desci para ver como estava o garupa e o motoqueiro desse acidente”, disse ele.

Continua depois da publicidade

Rogério, motorista há 35 anos, já está quase se aposentando e fica triste por encerrar a carreira desta forma, mesmo sabendo que não teve culpa. Ele disse que em todos esses anos de trabalho nunca havia se envolvido em um acidente grave.

O motorista afirma que a preocupação com essas invasões à faixa de ônibus pelos motoqueiros na Avenida Capitão Mário Toledo de Camargo está “demais”. “Tá bagunçado, antigamente a preocupação era só nas conversões porque tinha os tachões amarelos, que evitavam o acesso deles”, disse Rogério.

“Poderia ser minha sobrinha, uma parente minha que poderia estar sentada na garupa de uma moto dessa, desse mototáxi. É difícil, ela tinha 19 anos, mãe de uma criança de quatro anos. A vida dela foi embora, é complicado, é muito triste”, completou Rogério em entrevista exclusiva ao Diário do Transporte.

Continua depois da publicidade

Relembre o caso

Um acidente envolvendo um carro, uma moto e um ônibus deixou uma jovem de 19 anos morta e um homem ferido na Avenida Capitão Mário Toledo de Camargo, em Santo André, no ABC Paulista.

Imagens de câmera de segurança do ônibus registraram o momento da colisão, que ocorreu por volta das 17h30 desta segunda-feira (24/6). A moto foi prensada entre o ônibus e o carro.

A jovem, Denise Lucas da Silva, estava na garupa da moto e morreu na hora. O motociclista que fazia transporte de passageiros por aplicativo sofreu diversos ferimentos e foi encaminhado ao hospital.

Continua depois da publicidade

Transporte irregular

Em nota, a Prefeitura de Santo André explicou que os aplicativos tanto de carro quanto de moto não são regulamentados na cidade. “A secretaria de Mobilidade da Prefeitura de Santo André informa que atualmente não há regulamentação municipal para qualquer aplicativo de transporte de passageiros, seja moto ou carro”.

Nota da ANTP

A ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos) informou que, junto com especialistas, tem se dedicado aos estudos de mobilidade e debatido sobre esse tema.

O superintendente da ANTP, Luiz Carlos Néspoli, disse em nota que tanto os passageiros quanto os condutores das motos estão sujeitos a acidentes graves, principalmente se não forem experientes. “Ser um carona em motocicleta não é uma coisa tão simples como alguém possa imaginar. Ela precisa se comportar como um espelho do piloto, seguindo seus movimentos para manter o equilíbrio do veículo. O risco de acidente de motos com caronas destreinados aumenta consideravelmente, razão pela qual é desaconselhável usar moto como táxi. O comportamento do motociclista já é por si mesmo uma das maiores causas de acidentes. Com carona, aumenta”, afirmou o especialista.

Continua depois da publicidade

Nota da 99

“A 99 lamenta profundamente o ocorrido e informa que, assim que o relato foi registrado em sua Central de Segurança, disponibilizou uma equipe especializada que busca contato com os familiares da passageira e com o motociclista para acolhimento e a disponibilização de informações sobre o acionamento do seguro e do auxílio psicológico. A empresa está à disposição para colaborar com as autoridades”.

*Texto sob revisão de Lara Madeira 

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados