Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Mário Porfírio Rodrigues, do Movimento Autonomista de São Caetano do Sul, tinha 99 anos
Continua depois da publicidade
Perda do empresário causou comoção no município e levou prefeitura a decretar luto oficial | Divulgação/Cecape São Caetano do Sul
O líder do Movimento Autonomista, um dos responsáveis pela emancipação político-administrativa de São Caetano do Sul, Mário Porfírio Rodrigues, morreu na madrugada deste domingo (12/1).
Continua depois da publicidade
Figura histórica do município, Mário estava com 99 anos. A causa da morte não foi divulgada. Seu falecimento causou comoção na cidade do ABC Paulista.
“Foi um dos maiores que conheci e seu exemplo permanecerá para sempre conosco”, publicou o prefeito de São Caetano do Sul, Tite Campanella (PL), em seu Instagram.
Natural de Ribeirão Claro (PR), Mário chegou com a sua família no então distrito de São Caetano, parte do município de Santo André, com cinco anos.
Continua depois da publicidade
Aos 19 anos, idealizou o Movimento Autonomista que resultou na criação da Sociedade Amigos de São Caetano para lutar pela emancipação do distrito. Ele também fundou o Jornal de São Caetano, em 1946, que tinha o desmembramento como bandeira.
Esses movimentos deram origem ao plebiscito realizado pela Assembleia Legislativa, no qual a população local aprovou a criação da nova cidade. Em 24 de dezembro de 1948, o governador Ademar de Barros, ratificou a decisão e criou o município de São Caetano do Sul.
Formado Administração e Gerência pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), Mário atuou em empresas como Chocolates Pan, Dulcora e Tupy, além ter sido superintendente do Patrimônio Imobiliário da Eletropaulo.
Continua depois da publicidade
Ele também ocupava a cadeira 8 da Academia de Letras da Grande São Paulo e era professor emérito da Universidade de São Caetano do Sul (USCS).
O corpo de Mário Porfírio Rodrigues será velado nesta segunda-feira (13/1) no Salão Nobre da Câmara Municipal, das 10h às 14h. Em seguida, o corpo será conduzido ao Cemitério do Morumby, na Capital, com cerimônia de sepultamento marcada para as 16h.
A prefeitura de São Caetano do Sul decretou luto oficial de três dias.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade