A+

A-

Alternar Contraste

Domingo, 12 Janeiro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Morre um dos líderes da emancipação de cidade do ABC Paulista

Mário Porfírio Rodrigues, do Movimento Autonomista de São Caetano do Sul, tinha 99 anos

Adriano Assis

12/01/2025 às 15:30

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Perda do empresário causou comoção no município e levou prefeitura a decretar luto oficial

Perda do empresário causou comoção no município e levou prefeitura a decretar luto oficial | Divulgação/Cecape São Caetano do Sul

O líder do Movimento Autonomista, um dos responsáveis pela emancipação político-administrativa de São Caetano do Sul, Mário Porfírio Rodrigues, morreu na madrugada deste domingo (12/1).

Continua depois da publicidade

Figura histórica do município, Mário estava com 99 anos. A causa da morte não foi divulgada. Seu falecimento causou comoção na cidade do ABC Paulista.

“Foi um dos maiores que conheci e seu exemplo permanecerá para sempre conosco”, publicou o prefeito de São Caetano do Sul, Tite Campanella (PL), em seu Instagram.

Movimento Autonomista

Natural de Ribeirão Claro (PR), Mário chegou com a sua família no então distrito de São Caetano, parte do município de Santo André, com cinco anos. 

Continua depois da publicidade

Aos 19 anos, idealizou o Movimento Autonomista que resultou na criação da Sociedade Amigos de São Caetano para lutar pela emancipação do distrito. Ele também fundou o Jornal de São Caetano, em 1946, que tinha o desmembramento como bandeira.

Esses movimentos deram origem ao plebiscito realizado pela Assembleia Legislativa, no qual a população local aprovou a criação da nova cidade. Em 24 de dezembro de 1948, o governador Ademar de Barros, ratificou a decisão e criou o município de São Caetano do Sul.

Luto no município

Formado Administração e Gerência pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), Mário atuou em empresas como Chocolates Pan, Dulcora e Tupy, além ter sido superintendente do Patrimônio Imobiliário da Eletropaulo.

Continua depois da publicidade

Ele também ocupava a cadeira 8 da Academia de Letras da Grande São Paulo e era professor emérito da Universidade de São Caetano do Sul (USCS).

O corpo de Mário Porfírio Rodrigues será velado nesta segunda-feira (13/1) no Salão Nobre da Câmara Municipal, das 10h às 14h. Em seguida, o corpo será conduzido ao Cemitério do Morumby, na Capital, com cerimônia de sepultamento marcada para as 16h. 

A prefeitura de São Caetano do Sul decretou luto oficial de três dias.

TAGS :

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados