Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
O carro em que o parlamentar estava colidiu com a traseira de uma carreta em Vicente de Carvalho, distrito de Guarujá
Continua depois da publicidade
José Nilton, o Doidão | Reprodução/Facebook
O presidente da Câmara de Vereadores, José Nilton Lima de Oliveira (PSB), o Doidão, morreu em um trágico acidente na tarde desta quarta-feira de cinzas (2), na Avenida Santos Dummont, no Distrito de Vicente de Carvalho. O carro em que o parlamentar estava colidiu com a traseira de uma carreta. O prefeito de Guarujá, Valter Suman (PSDB), decretou luto oficial de três dias.
Continua depois da publicidade
Segundo informações, Doidão não estava usando o cinto de segurança no momento do acidente. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado às 16h32, e chegou ao local às 16h35, onde o médico socorrista constatou o óbito.
O corpo de José Nilton Oliveira foi conduzido ao Instituto Médico Legal (IML), por se tratar de morte violenta.
Doidão era um dos parlamentares mais experientes da Câmara. Ele vinha atuando desde a gestão do prefeito Maurici Mariano (PMDB). Nascido em Lages (BA), Nilton ingressou na Câmara em 1997, permanecendo por três mandatos consecutivos, até 2006. Entre 2005 e 2006, foi presidente da Câmara. Em 2016, Doidão retornou ao Legislativo para cumprir seu quarto mandato.
Continua depois da publicidade
Presidente da Câmara de Guarujá, Doidão morre em acidente de carro pic.twitter.com/vw67w3taP4
— Diário do Litoral (@LitoralDiario) March 2, 2022
Segundo a Câmara, Doidão iniciou sua carreira como político principalmente pela popularidade que tinha entre os caminhoneiros da cidade. Ele foi autor de dezenas de leis municipais, como a prevenção e combate ao abuso sexual de mulheres nos meios de transporte coletivo. Nilton deixa esposa e três filhos.
Continua depois da publicidade
Na última disputa à presidência, venceu o pleito após ter conquistado 11 votos, contra Antonio Fidalgo Salgado Neto, que recebeu cinco votos, e Professor Anderson Figueira (Podemos) com um voto.
O vice-presidente da Câmara, vereador Walter dos Santos, o Nego Walter (PSB), que está em seu quarto mandato, deve assumir a presidência até que sejam realizadas novas eleições. Entre as pessoas que se manifestaram nas redes após saber da morte de Doidão estava o ex-vice-prefeito de Guarujá Duino Verri Fernandes. A vaga deixada por Doidão será ocuapda por Sérgio Santa Cruz (PSB).
“É com imenso pesar que recebi a notícia do falecimento do amigo e presidente da Câmara José Nilton Doidão, que se envolveu em um trágico acidente de carro na tarde de hoje. Mesmo que algumas vezes estivéssemos em campos opostos na política, sempre dispunha de sua amizade e respeito. Ele foi um grande defensor das causas dos caminhoneiros e dos menos favorecidos”, escreveu.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade