A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 19 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Morre a economista Maria da Conceição Tavares, aos 94 anos

Causa da morte ainda não foi confirmada até a publicação da reportagem

Leonardo Sandre

08/06/2024 às 13:00  atualizado em 08/06/2024 às 13:34

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Economista Maria da Conceição Tavares

Economista Maria da Conceição Tavares | Fernando Frazão/Agência Brasil

A histórica economista Maria da Conceição Tavares, morreu neste sábado (8/6), aos 94 anos. A causa da morte não foi confirmada até a publicação desta reportagem.

Continua depois da publicidade

Maroa da Conceição nasceu em Anadia, em Aveiro, Portugal, em 24 de abril de 1930, mas cresceu em Lisboa. Ela deixa dois filhos, Laura e Bruno, dois netos, Ivan e Leon e o bisneto Théo.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), fez uma postagem no X (antigo Twitter), afirmando que deputados, economistas e a sociedade acadêmica lamentam a morte de uma das maiores referências do pensamento econômico brasileiro.

Veja a postagem:

Continua depois da publicidade

"Maria da Conceição de Almeida Tavares foi professora, deputada federal pelo Partido dos Trabalhadores, economista e matemática, uma das maiores da nossa história. Nascida em Portugal, adotou o Brasil e nosso povo com o seu coração e paixão pelo debate público e pelas causas populares. Foi uma economista que nunca esqueceu a política e a defesa de um desenvolvimento econômico com justiça social.

Formou gerações de economistas na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Trabalhou no BNDES, em projetos importantes para a industrialização do nosso país e com a CEPAL em defesa do desenvolvimento da América Latina. Escreveu centenas de artigos e muitos livros. Até hoje suas aulas são consultadas pelos jovens em vídeos na internet, pela sua fala sempre franca e direta.

Tive o prazer e a honra de conviver e conversar muito com minha amiga ao longo dos anos, debatendo o Brasil e os nossos desafios sociais e econômicos no Instituto Cidadania, em conversas no Rio de Janeiro ou em viagens pelo Brasil. Nesse momento de despedida, meus sentimentos aos familiares, em especial aos filhos, aos muitos amigos, alunos e admiradores de Maria da Conceição Tavares", disse Lula em postagem na rede social.

Continua depois da publicidade

Carreira emblemática

A profissional se consolidou como uma das principais assessoras econômicas do PMDB e lecionou no Instituto de Economia da Unicamp e na UFRJ.

Um de seus principais legados foi o tom crítico adotado por ela contra o Plano Real, na década de 90. Além disso, ela era referência no pensamento desenvolvimentista. Suas aulas e entrevistas ficaram famosas e tem repercutido recentemente nas redes sociais.

Enquanto filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT, foi deputada federal pelo estado do Rio de Janeiro entre 1995 e 1999.

Continua depois da publicidade

Ao longo de sua carreira,, Maria Conceição Tavares chegou a trabalhar para o Incra, passou pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e pelo Grupo Executivo de Indústria Mecânica Pesada (Geimape).

Em 1998, foi a vencedora o Prêmio Jabuti na categoria “Economia”, reconhecendo sua significativa contribuição ao pensamento econômico no Brasil.

É autora de obras que influenciaram o pensamento econômico do país, como “Da Substituição de Importações ao Capitalismo Financeiro”, “A economia política da crise: problemas e impasses da política econômica brasileira” e “Conversas com economistas brasileiros”.

Continua depois da publicidade

Ao longo de sua carreira, Maria da Conceição Tavares formou e influenciou inúmeros economistas e líderes políticos, entre eles José Serra, Luciano Coutinho, e Luiz Gonzaga Belluzzo.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados