Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Moradores dizem que árvore centenária na Vila Mariana está em perigo | Reprodução/GSV
Moradores da Vila Mariana, na zona sul de São Paulo, criaram um abaixo-assinado para tentar evitar a derrubada de uma árvore de 120 anos da região. Segundo o grupo, a construção de um prédio colocaria em risco a vida da espécie centenária.
Continua depois da publicidade
A incorporadora Conx iniciou a construção do condomínio batizado como Dream Fit na rua Vieira Fazenda, próximo ao número 39, “sem oferecer qualquer informação sobre a preservação da espécie durante e depois da construção da obra”, dizem os moradores.
A árvore é da espécie Ficus elastica, de mais de 120 anos, e ocupa uma área grande da via.
Os manifestantes dizem há um Termo de Compromisso Ambiental (TCA) com a incorporadora, de número 030/2022, mas, no projeto final, “esse termo parece não ser cumprido”.
Continua depois da publicidade
Além disso, outra árvore de idade semelhante foi retirada recentemente do local. A prefeitura, porém, havia autorizado o corte da árvore (leia mais abaixo).
“A árvore-irmã, outra Ficus centenária do mesmo porte e idade, já foi derrubada sem que soubéssemos de suas condições, manejo ou preservação”, informa o texto do abaixo-assinado.
O documento já tinha 2.287 assinaturas pela plataforma Change.org até esta segunda (16/12). O grupo também solicitou à Secretaria do Verde e ao Departamento do Patrimônio Histórico o tombamento da árvore.
Continua depois da publicidade
A Gazeta entrou em contato com a construtora Conx, mas não recebeu resposta até o fechamento deste texto.
Já a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente informou que foi firmado o TCA nº 030/2022, página 61, publicado no Diário Oficial da Cidade de São Paulo em 18 de fevereiro de 2022, que autorizou o manejo arbóreo do imóvel em decorrência de Alvará de Aprovação de Edificação Nova.
"Foi autorizado o corte de uma (01) árvore exótica. A compensação prevista será realizada com o plantio interno de quatro (04) mudas, além de 131 mudas de espécies a serem recolhidas ao Fundo especial do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – FEMA", explicou a gestão municipal, em nota.
Continua depois da publicidade
A incorporadora tem até o fim das obras para concluir os plantios.
A pretensão da Prefeitura de São Paulo de construir um túnel na rua Sena Madureira, também na Vila Mariana, tem gerado protestos e disputas judiciais desde o fim de outubro.
O projeto da gestão Ricardo Nunes (MDB) prevê melhorias para o trânsito na região, mas também o corte de 172 árvores e a remoção de cerca de 150 famílias que vivem em duas comunidades da região.
Continua depois da publicidade
Em novembro, a Justiça determinou a interrupção das obras logo após o início pelo risco de prejuízo ambiental irreversível. A decisão atendeu a um pedido do Ministério Público de São Paulo (MPSP).
O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), porém, liberou parcialmente as obras na primeira semana de dezembro, em uma vitória para a prefeitura.
A decisão afirma que a liberação ocorre “para permitir a adoção de medidas de contenção e segurança (…) através do grampeamento do solo, chumbadores de aço, concreto projetado e dispositivo de drenagem do maciço, e contenção do talude”.
Continua depois da publicidade
A Secretaria de Mobilidade e Trânsito (SMT) afirmou que a determinação foi coerente para manter a segurança dos trabalhos.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade