Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Denúncias ocorrem desde março do ano passado, período de pico nos casos de dengue em São Paulo
Continua depois da publicidade
Imóvel fica na rua Pires da Mota e tem sido alvo de denúncias devido à proliferação do mosquito da dengue | Reprodução
Moradores da Aclimação, no centro da cidade de São Paulo, estão com medo da proliferação do Aedes aegypti, o mosquito da dengue, em uma residência que fica no bairro.
Continua depois da publicidade
O imóvel, localizado na rua Pires da Mota, fica na altura do número 20. Segundo moradores, a água fica acumulada principalmente após períodos de chuvas em uma laje da residência.
Na parte inferior da casa, funciona um estabelecimento de estética. As denúncias são realizadas desde março do ano passado, período de pico nos casos de dengue, na capital paulista.
“Tive dengue no ano passado e foi uma recuperação terrível. Estamos com medo e denunciamos esse imóvel desde o ano passado. O proprietário parece ser uma boa pessoa, mas não toma providências. Também nunca vimos um fiscal ou alguém da prefeitura vir no imóvel, ou realizar alguma ação contra a dengue no local”, disse uma moradora de um edifício localizado na mesma rua. Ela preferiu não se identificar.
Continua depois da publicidade
Confira abaixo vídeo do local.
Já a síndica de um edifício pontuou à Gazeta que recebe reclamações dos moradores, e orienta que eles façam a denúncia no 156, canal oficial da Administração paulista.
“Para não concentrar as denúncias em apenas uma pessoa, eu sempre oriento os moradores a também denunciarem. Mas, parece que até agora nada foi feito", complementou.
Continua depois da publicidade
O Ministério da Saúde divulgou nesta segunda-feira (13/1) que vai enviar, ainda nesta semana, equipes técnicas a quatro estados brasileiros com o objetivo de apoiar ações locais para o controle de arboviroses, incluindo a dengue. O estado de São Paulo está na lista.
“A missão busca fortalecer a vigilância epidemiológica, a assistência à população e a reorganização dos serviços de saúde”, destacou a pasta, em nota.
O estado de São Paulo registrou 2.058 mortes por dengue em 2024, segundo o painel de monitoramento do Ministério da Saúde.
Continua depois da publicidade
Ainda de acordo com dados do Ministério, São Paulo registrou 2.181.372 casos prováveis de dengue em 2024.
Em 2025, foram notificados 7.300 casos até o momento. Em novembro do ano passado, o governo estadual realizou um mutirão de vacinação contra a dengue.
Dados da pasta nacional indicam que, para 2025, há previsão de aumento na incidência de casos de dengue em pelo menos seis estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Tocantins, Mato Grosso do Sul e Paraná. Todos eles, segundo o ministério, estão sendo monitorados “ainda mais de perto”.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade