Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Segundo a Prefeitura de São Sebastião, no Litoral Norte, o caso é o primeiro positivo para a doença na cidade
Continua depois da publicidade
A febre maculosa, também conhecida como doença do carrapato, é uma infecção febril de gravidade variável, com elevada taxa de letalidade | Divulgação/Prefeitura de Jundiaí
O primeiro caso positivo para febre maculosa foi confirmado em São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo. Um mulher, de 52 anos, moradora do município de São Paulo, que esteve na cidade litorânea, no bairro Cambury, em 27 de janeiro de 2023.
Continua depois da publicidade
Segundo relato da paciente, ela visitou a cachoeira do Sertão do Cacau, em Cambury, e foi acompanhada por um cachorro sem dono durante o passeio. Por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), a Prefeitura tomou conhecimento no caso no dia 31 de maio.
Durante o passeio, ela percebeu a presença de um carrapato em seu pé direito e o esposo a ajudou a remover. Logo no dia seguinte, a mulher apresentou mal-estar, febre e manchas vermelhas pelo corpo, além de edema e pus no local da picada, o que a levou a fazer uso de antibióticos.
A notificação do caso foi feita na cidade de São Paulo em 17 de fevereiro, sendo a primeira coleta de sorologia realizada em 23 de fevereiro, com resultado reagente. A segunda amostra foi colhida em 8 de maio, confirmando o resultado positivo. O caso foi considerado curado e encerrado em 24 de maio.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade