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Cotidiano

Monotrilho da linha 17-Ouro faz viagem teste pela primeira vez

Composição foi conduzida pela energia das baterias do trem

Hebert Dabanovich

27/01/2025 às 12:20  atualizado em 27/01/2025 às 12:23

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Linha 17-Ouro contou com um investimento de R$ 5,8 bilhões

Linha 17-Ouro contou com um investimento de R$ 5,8 bilhões | Divulgação

O primeiro trem do monotrilho da Linha 17-Ouro do Metrô de São Paulo fez uma viagem-teste entre as futuras estações Washington Luís e Brooklin Paulista, na última sexta-feira (24/1).

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O trecho percorrido foi de 800 metros e representa mais um passo decisivo para a inauguração de uma linha que promete revolucionar a conexão entre o Aeroporto de Congonhas e a malha ferroviária da capital.

A composição foi conduzida pela energia das baterias do trem, um recurso tecnológico que garante movimentação autônoma por até 8 km em caso de falhas no fornecimento de energia.

Durante o teste, foram inspecionados itens como a interface entre o trem e a viga-guia, a operação do AMV (Aparelho de Mudança de Via), além da propulsão e frenagem no trecho.

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Também foram verificados o funcionamento do compartimento de engate e a rota de fuga pela passarela de via.

Aspectos como comandos operacionais, eficiência energética das baterias, segurança, estabilidade e conformidade técnica também foram analisados.

Os trens da Linha 17-Ouro contarão com tecnologia de operação totalmente automatizada (sistema UTO) e CBTC, que permite intervalos menores entre as composições, otimizando o fluxo de passageiros.

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Com cinco carros e 60,8 metros de comprimento, cada trem terá capacidade para transportar 616 passageiros e oferecerá conforto com ar-condicionado, iluminação LED e acessibilidade.

A Linha 17-Ouro recebeu investimento de R$ 5,8 bilhões. O trecho inicial terá 6,7 km de extensão e conectará o Aeroporto de Congonhas à Estação Morumbi da Linha 9-Esmeralda, com integração à Linha 5-Lilás.

Após sua conclusão, prevista para 2026, a expectativa é que a linha atenda cerca de 100 mil passageiros por dia.

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Com avanços como esse, a Linha 17-Ouro promete se consolidar como uma solução estratégica para o transporte público da capital paulista.

Ainda nesta segunda-feira (27/1), após 10 anos de atraso, a estação de trem Varginha iniciou suas operações.

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