Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Mais de 4 milhões de pessoas usam o transporte sobre trilhos diariamente na capital paulista
Continua depois da publicidade
Metrô de São Paulo fará obras para ligar Guarulhos à capital paulista | Divulgação/Governo de SP
O transporte público sobre trilhos do estado de São Paulo, no qual passam mais de 4 milhões de pessoas diariamente, além de proporcionar benefícios, pode causar muitas dores de cabeça para quem o utiliza.
Continua depois da publicidade
Confira a 'metrospectiva' das falhas ocorridas nos trens da CPTM, Metrô, ViaMobilidade e ViaQuatro no ano de 2024.
Em janeiro, houve o aumento da tarifa dos trens e do Metrô para R$ 5.
No mês seguinte, a Linha 3-Vermelha apresentou três falhas no período. Em uma delas, os passageiros precisaram andar sobre os trilhos.
Continua depois da publicidade
Na outra, uma falta de energia prejudicou as linhas 3-Vermelha, 2-Verde e 5-Lilás. Dois dias depois, outra falha causou lentidão nos trens da linha 3-Vermelha.
Já nos meses seguintes, outras falhas deixaram passageiros de cabelo em pé. A linha 5-Lilás deixou novamente os passageiros irritados quando operou com velocidade reduzida após uma falha elétrica na estação Chácara Klabin.
Na linha 1-Azul, uma falha, no mês de maio, causou enorme transtorno aos passageiros que utilizavam o transporte. A falha resultou em plataformas superlotadas e demora na chegada dos trens à plataforma.
Continua depois da publicidade
Novamente a linha 3-Vermelha deixou passageiros em pânico com um princípio de incêndio na estação Palmeiras-Barra Funda.
Em agosto, duas falhas simultâneas no Metrô e na CPTM atrasaram a manhã dos passageiros que utilizavam o transporte.
Ainda em agosto, a região da Penha ficou superlotada devido a uma interferência na linha 3-Vermelha.
Continua depois da publicidade
Duas falhas, ambas na linha 1-Azul, e ambas numa quarta-feira (11 e 25/9), resultaram em manhãs caóticas para os passageiros. Uma falha na estação São Bento e a outra, segundo o Metrô, foi uma ocorrência de segurança na estação Carandiru.
Na ViaMobilidade um trem explodiu, pegou fogo e deixou passageiros em pânico. Vídeos mostraram o desespero dos passageiros na composição.
No último mês, uma falha na estação Tatuapé, na linha 3-Vermelha, deixou a circulação dos trens paralisada. Logo após a falha, usuários precisaram andar sobre a passarela de emergência.
Continua depois da publicidade
Logo após esta falha, usuários precisaram andar sobre a passarela de emergência.
Os ônibus da operação Paese foram acionados nesta falha para auxiliar os passageiros prejudicados.
Em dezembro, leitores da Gazeta fizeram uma denúncia de possíveis infiltrações na estação Marechal Deodoro.
Continua depois da publicidade
Recentemente, um trem de carga descarrilou na via 3, próximo à estação Brás, que atende o Metrô e a CPTM, afetando a circulação dos trens das linhas 11-Coral, 12-Safira e Expresso Aeroporto.
Mais de 24 horas depois do descarrilamento, a operação da CPTM continuava prejudicada, e os passageiros ainda enfrentavam dificuldades para utilizar os trens da linha 11-Coral.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade