Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
A nova linha terá 33 km de extensão e vai conectar a zona oeste de São Paulo com Santo André e São Bernardo do Campo | Divulgação/Governo de SP
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) autorizou nesta quarta-feira (5/2) o Metrô a iniciar a elaboração do projeto básico da Linha 20-Rosa, que vai ligar o ABC à capital paulista.
Continua depois da publicidade
O Consórcio MNEPI Linha 20 terá um prazo de 20 meses para concluir estudos detalhados. O investimento previsto é de R$ 137,8 milhões.
A nova linha terá 33 km de extensão e vai conectar a zona oeste de São Paulo com Santo André e São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. A expectativa é que mais de 1,3 milhão de passageiros utilizem diariamente o novo trecho.
“Estamos falando de seis estações no ABC: três em São Bernardo e três em Santo André. O metrô de fato está chegando ao ABC, algo extraordinário que vem ao encontro de uma expectativa de muito tempo”, disse Tarcísio.
Continua depois da publicidade
Em entrevista à Gazeta, o prefeito de Santo André, Gilvan Ferreira de Souza Júnior (PSDB), disse que iniciaria uma série de conversas com o Governo de São Paulo para acelerar o começo das obras da Linha 20-Rosa.
Os estudos definirão com precisão os aspectos técnicos do projeto. Essas análises servirão de base para etapas essenciais, como a elaboração do cronograma, a contratação das obras e a definição do modelo econômico para a implantação da Linha 20-Rosa.
Segundo o projeto do Metrô, o ramal da Linha 20-Rosa terá integração com as linhas 1-Azul, 2-Verde, 4-Amarela, 5-Lilás e 6-Laranja de metrô, além das linhas 7-Rubi e 8-Diamante de trens, prevendo ainda se integrar com a futura Linha 22-Marrom.
Continua depois da publicidade
A fase de estudos compreende ainda o desenvolvimento dos projetos de arquitetura, inserção urbana, acabamento, comunicação visual e obra civil, além dos sistemas de alimentação elétrica e de telecomunicação, incluindo escadas rolantes e elevadores.
Dentre as etapas necessárias para a implantação da Linha 20, o Metrô concluiu em setembro de 2024 a obtenção da licença ambiental. Também já foi elaborado o Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-RIMA) e realizadas audiências públicas em todos os municípios integrados pelo projeto.
As estações previstas para a linha 20 do metrô:
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade