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Linha 17-Ouro teve investimento de R$ 5,8 bilhões | Divulgação
O Metrô de São Paulo encomendou um maquinário mais eficiente, automático e sustentável para a limpeza dos trens da Linha 17-Ouro. A máquina, que age como um robô, está prevista para chegar neste mês.
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Fabricado na Espanha, o novo maquinário faz uma lavagem completa e totalmente automática da parte externa, frente e traseira dos trens.
A limpeza é feita por escovas e arcos de borrifamento, detergente, lavagem e enxágue. Toda a água utilizada será reciclada e reaproveitada.
Além disso, os trens serão lavados em um tempo menor, já que passarão a andar em até 5 km/h durante o processo de limpeza. No modelo da Linha 15-Prata, os trens andam a 3 km/h durante a lavagem.
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Prevista para ser inaugurada em 2026, a Linha 17-Ouro será o segundo monotrilho de São Paulo. Ela ligará o Aeroporto de Congonhas à Estação Morumbi (Linha 9-Esmeralda), com integração também à Linha 5-Lilás na estação Campo Belo.
O Pátio Água Espraiada, da Linha 17-Ouro, recebeu dois trens até o momento, o mais recente em março.
A primeira viagem foi feita em janeiro, entre o Pátio à estação Washington Luís. No mesmo mês, o trem percorreu o trajeto até a estação Brooklin Paulista.
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