A+

A-

Alternar Contraste

Terça, 25 Fevereiro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Metrô em Taboão da Serra avança com aprovação da Câmara e data de início das obras

Estação em Taboão da Serra é anunciada desde 2000 e será um marco no Estado, além de ser a primeira fora da capital paulista

Matheus Herbert

25/02/2025 às 14:30  atualizado em 25/02/2025 às 17:04

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Estação de Taboão da Serra funcionará na antiga concessionária Sorana Sul, às margens da avenida Aprígio Bezerra da Silva, ao lado do novo prédio da prefeitura de Taboão da Serra (Niasi)

Estação de Taboão da Serra funcionará na antiga concessionária Sorana Sul, às margens da avenida Aprígio Bezerra da Silva, ao lado do novo prédio da prefeitura de Taboão da Serra (Niasi) | Thiago Neme/Gazeta de S.Paulo

A Câmara de Taboão da Serra aprovou o projeto enviado pela prefeitura que dispensa o alvará de construção para as obras do Metrô na cidade da Grande São Paulo. 

Continua depois da publicidade

Os moradores do município aguardam ansiosos pela chegada do Metrô. A estação é anunciada desde 2000 e será um marco no Estado, além de ser a primeira fora da capital paulista.

A medida é vista como fundamental para o início das obras e irá dar agilidade para o governo estadual tocar construção. A previsão é que o início das obras ocorra em março.

Apesar de aprovar a dispensa do alvará, a Prefeitura declarou que “ficam obrigadas à obtenção do Atestado de Acessibilidade acompanhado da respectiva ART e do Certificado de Segurança expedido pelo Corpo de Bombeiro”.

Continua depois da publicidade

Carlinhos do Leme, presidente da Câmara Municipal de Taboão da Serra, afirma que a aprovação do projeto é um passo concreto para o início das obras. “Esse é um sonho de todos nós, um projeto que ouvimos falar há anos e agora será concretizado. Tenho certeza que com essa votação que fizemos hoje, as obras do Metrô ganharão mais agilidade e nossa estação será entregue no prazo previsto [em 2028]”, afirma.

Processo de desapropriação na região 

Neste mês, o governo do Estado autorizou a desapropriação em regime de urgência de imóveis para implantação da extensão da Linha 4-Amarela até Taboão da Serra.

Neste documento não foram incluídas as áreas da estação Chácara do Jockey, que será uma anterior a de Taboão da Serra. 

Continua depois da publicidade

De acordo com decreto, as propriedades juntas somam uma área de 28.600 m², localizadas em Taboão da Serra, incluindo o antigo terreno da concessionária Sorana Sul, onde ficará a estação, na região central, ao lado da sede da Prefeitura e a área da loja CEM.

Estimativas do governo estadual mostram que a nova estação será a principal via de mobilidade para mais de 1,1 milhão de moradores que residem na região

A estação em Taboão da Serra é uma ampliação da Linha 4-Amarela do Metrô

Continua depois da publicidade

O ramal será ampliado em 3,3 km com duas novas estações: Chácara do Jockey, na zona oeste da Capital e Taboão da Serra. Aproximadamente 3 mil empregos, diretos e indiretos, serão gerados durante as obras. 

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados